Um sono restaurador é fundamental para melhorar a sua atuação e aumentar a produtividade no dia seguinte
Você sabia que as atividades que realiza antes de dormir têm um impacto significativo sobre o funcionamento do seu subconsciente enquanto dorme? E também sobre o seu estado mental ao acordar na manhã seguinte?
Acalmar a mente é um desafio, principalmente nos momentos de ansiedade e estresse. Mas ter uma rotina noturna pode ajudar a relaxar e dormir com mais facilidade. Seus hábitos noturnos podem influenciar até mesmo nos estudos: pesquisas apontam que quem estuda antes de dormir tem mais facilidade para decorar o conteúdo.
Confira 10 dicas do empreendedor serial Deep Patel para ter um sono mais saudável e restaurador.
1. Coloque no papel três tarefas que deram certo naquele dia, e três que falharam
Separe cinco minutos para fazer uma reflexão sobre o seu dia. Primeiro, liste três tarefas que foram bem-sucedidas. É importante valorizar o sucesso que você teve na jornada diária. Depois, reconheça os pontos que deram errado. Isso também é importante, para que você possa ajustá-los futuramente.
2. Escreva a lista de atividades do dia seguinte
É fundamental ter uma ideia clara de como será o dia seguinte antes de dormir. Uma lista de tarefas concisa e clara vai garantir que acorde com um propósito em mente. Se fizer isso longo antes de dormir, o sono será melhor. Você não vai ficar rolando na cama, preocupado com o que tem que fazer. Como você colocou no papel, pode relaxar. A lista estará ali quando acordar.
3. Antecipe suas necessidades
Muitas pessoas separam a roupa do dia seguinte durante a noite. É um hábito que ajuda, e muito a relaxar a mente antes de dormir. Realizar tarefas no período noturno é útil, principalmente se você tem uma agenda lotada para o dia seguinte. Lembre-se: começar o dia sem pressa aumenta a sua confiança para enfrentar o mundo.
4. Tome um banho
Chegou estressado em casa? Tome um banho. Não é à toa que muitas pessoas dizem ter mais facilidade para pensar embaixo do chuveiro. A imersão em água é reconhecidamente uma atividade terapêutica, que ajuda as pessoas a se desconectar da tecnologia e acalmar a mente.
5. Faça caminhadas
Se você não gosta de academia, faça uma caminhada à noite sem celular. É importante ter um momento de silêncio para reflexão. Deixe seus pensamentos vagarem enquanto seus pés fazem o passeio.
6. Alongue-se
Você se sente como um zumbi no final do dia? Com rigidez nas articulações, músculos doloridos e pontadas nas costas? Talvez seja hora de separar alguns minutos para alongar o corpo. Encontre um lugar tranquilo dentro da sua casa e faça exercícios de alongamento. Além de prevenir lesões, esse tipo de atividade alivia a tensão e o estresse acumulados.
7. Separe um tempo para alguém que você gosta
Laura Vanderkam, autora de What the Most Successful People do Before Breakfast (numa tradução livre, “O que as pessoas mais bem-sucedidas fazem antes do café da manhã”), recomenda falar sobre o seu dia com alguém que é importante para você. É uma ótima maneira de desestressar, refletir, trocar histórias e recarregar a mente. Brincar com um bichinho de estimação também ajuda a aliviar a tensão.Saber que somos amados e cuidados nos acalma.
8. Medite
A meditação ajuda a inibir os pensamentos que atrapalham o sono e permite que a mente encontre paz. Mas, para conseguir esse resultado, é fundamental ter muito treino. O cérebro, acostumado a distrações, têm dificuldade de se desligar do presente. Aprender a meditar é uma maneira perfeita de acalmar a mente no final do dia.
9. Visualize o sucesso que você gostaria de alcançar
Antes de dormir, concentre-se no sucesso que você gostaria de conquistar. Fazer isso solidifica o objetivo em seu subconsciente enquanto você dorme. Napoleon Hill, autor de Pense e Enriqueça, chama isso de “imaginar seu principal objetivo”. Essa atividade vai alavancar a sua criatividade.
10. Planeje seu sono
A National Sleep Foundation recomenda uma noite de sono entre sete e nove horas para adultos. Evite dormir apenas quatro ou cinco horas por noite. Isso provoca mal-humor, exaustão e mente esgotada. A privação do sono está associada à hipertensão arterial, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. O ideal é ir para a cama no mesmo horário todas as noites. Dessa maneira, o corpo saberá o momento de relaxar, e seu corpo estabelecerá um ritmo de sono mais restaurador.
Fonte: Época Negócios
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...