Um sono restaurador é fundamental para melhorar a sua atuação e aumentar a produtividade no dia seguinte

relaxar-dormir

Você sabia que as atividades que realiza antes de dormir têm um impacto significativo sobre o funcionamento do seu subconsciente enquanto dorme? E também sobre o seu estado mental ao acordar na manhã seguinte? 

Acalmar a mente é um desafio, principalmente nos momentos de ansiedade e estresse. Mas ter uma rotina noturna pode ajudar a relaxar e dormir com mais facilidade. Seus hábitos noturnos podem influenciar até mesmo nos estudos: pesquisas apontam que quem estuda antes de dormir tem mais facilidade para decorar o conteúdo.

Confira 10 dicas do empreendedor serial Deep Patel para ter um sono mais saudável e restaurador. 

1. Coloque no papel três tarefas que deram certo naquele dia, e três que falharam Separe cinco minutos para fazer uma reflexão sobre o seu dia. Primeiro, liste três tarefas que foram bem-sucedidas. É importante valorizar o sucesso que você teve na jornada diária. Depois, reconheça os pontos que deram errado. Isso também é importante, para que você possa ajustá-los futuramente. 

2. Escreva a lista de atividades do dia seguinte É fundamental ter uma ideia clara de como será o dia seguinte antes de dormir. Uma lista de tarefas concisa e clara vai garantir que acorde com um propósito em mente. Se fizer isso longo antes de dormir, o sono será melhor. Você não vai ficar rolando na cama, preocupado com o que tem que fazer. Como você colocou no papel, pode relaxar. A lista estará ali quando acordar. 

3. Antecipe suas necessidades Muitas pessoas separam a roupa do dia seguinte durante a noite. É um hábito que ajuda — e muito — a relaxar a mente antes de dormir. Realizar tarefas no período noturno é útil, principalmente se você tem uma agenda lotada para o dia seguinte. Lembre-se: começar o dia sem pressa aumenta a sua confiança para enfrentar o mundo.

4. Tome um banho Chegou estressado em casa? Tome um banho. Não é à toa que muitas pessoas dizem ter mais facilidade para pensar embaixo do chuveiro. A imersão em água é reconhecidamente uma atividade terapêutica, que ajuda as pessoas a se desconectar da tecnologia e acalmar a mente.

5. Faça caminhadas Se você não gosta de academia, faça uma caminhada à noite — sem celular. É importante ter um momento de silêncio para reflexão. Deixe seus pensamentos vagarem enquanto seus pés fazem o passeio. 

6. Alongue-se Você se sente como um zumbi no final do dia? Com rigidez nas articulações, músculos doloridos e pontadas nas costas? Talvez seja hora de separar alguns minutos para alongar o corpo. Encontre um lugar tranquilo dentro da sua casa e faça exercícios de alongamento. Além de prevenir lesões, esse tipo de atividade alivia a tensão e o estresse acumulados. 

7. Separe um tempo para alguém que você gosta Laura Vanderkam, autora de What the Most Successful People do Before Breakfast (numa tradução livre, “O que as pessoas mais bem-sucedidas fazem antes do café da manhã”), recomenda falar sobre o seu dia com alguém que é importante para você. É uma ótima maneira de desestressar, refletir, trocar histórias e recarregar a mente. Brincar com um bichinho de estimação também ajuda a aliviar a tensão.Saber que somos amados e cuidados nos acalma.  

8. Medite A meditação ajuda a inibir os pensamentos que atrapalham o sono e permite que a mente encontre paz. Mas, para conseguir esse resultado, é fundamental ter muito treino. O cérebro, acostumado a distrações, têm dificuldade de se desligar do presente. Aprender a meditar é uma maneira perfeita de acalmar a mente no final do dia. 

9. Visualize o sucesso que você gostaria de alcançar Antes de dormir, concentre-se no sucesso que você gostaria de conquistar. Fazer isso solidifica o objetivo em seu subconsciente enquanto você dorme. Napoleon Hill, autor de Pense e Enriqueça, chama isso de “imaginar seu principal objetivo”. Essa atividade vai alavancar a sua criatividade. 

10. Planeje seu sono National Sleep Foundation recomenda uma noite de sono entre sete e nove horas para adultos. Evite dormir apenas quatro ou cinco horas por noite. Isso provoca mal-humor, exaustão e mente esgotada. A privação do sono está associada à hipertensão arterial, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. O ideal é ir para a cama no mesmo horário todas as noites. Dessa maneira, o corpo saberá o momento de relaxar, e seu corpo estabelecerá um ritmo de sono mais restaurador.

Fonte: Época Negócios

Últimas Postagens

Aromaterapia – Conheça seus benefícios

Aromaterapia – Conheça seus benefícios

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia cujos tratamentos são baseados nos efeitos causados por aromas no organismo das pessoas. Os materiais componentes da técnica são voláteis de plantas, também conhecidos como óleos essenciais, que já tiveram resultados...

O Pilates como Prática Complementar Integrativa do SUS

O Pilates como Prática Complementar Integrativa do SUS

O Pilates é um método de educação corporal amplamente difundido pelo mundo. grande parte da população, se ainda não praticou, pelo menos já escutou falar sobre os benefícios proporcionados pela prática regular desta atividade. atualmente, em...

Como desenvolver a inteligência emocional?

Como desenvolver a inteligência emocional?

Como desenvolver a inteligência emocional de maneira prática? Tenho algumas dicas que podem te ajudar a aplicar na sua vida, tanto para situações pessoais como profissionais! No dia a dia deparamos com problemas que mexem com nosso psicológico, muitas...

Como funciona a Aromaterapia?

Como funciona a Aromaterapia?

Faça esta terapia em busca de estabilidade emocional e autoconhecimento!Você já se perguntou o que é Aromaterapia? Como já diz o nome, é uma terapia por meio de aromas que possibilitam o conforto tanto físico, quanto psicológico. Para um tratamento...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp