(54) 9 9685-7950 [email protected]

palavras-na terapia-que-nao-devem-ser-utilizadas

Você sabia que, como Terapeuta Holístico, você deve estar atento às palavras que usa? Seja em suas publicações nas redes sociais ou ao entrar em contato com o seu cliente, é importante ter cuidado para não utilizar termos que remetem à medicina ou à psicologia.

Os limites entre a atuação médica ou psicológica e terapêutica não devem ser ultrapassados. Afinal, para se tornar um médico ou um psicólogo deve-se possuir, respectivamente, graduação em medicina e psicologia. Já para ser um Terapeuta Holístico, realiza-se um curso de formação específico do ramo. No entanto, nada implica que um psicólogo, por exemplo, tenha estudado também alguma área holística e atue como tal.

Às vezes, essa confusão se dá pelo fato de comumente chamarmos o Terapeuta Holístico de, simplesmente, Terapeuta; do mesmo modo como são chamados os psicólogos que realizam terapias. Porém, tenha em mente que é apenas uma abreviação e não implica no trabalho em si. Para não correr esse risco de ser confundido e evitar confusões, você pode usar o termo completo: Terapeuta Holístico.

Não há alguma lei que proíba esses profissionais de realizarem um atendimento terapêutico, de orientar através de aconselhamento profissional e utilizar técnicas com equipamentos não agressivos (pêndulos, aurameter, lanternas etc.). Portanto, tais profissionais exercem seus direitos de acordo com a lei. Contudo, esse deve se comprometer exclusivamente com o seu trabalho, o que inclui ter o conhecimento sobre os termos que não são aconselhados em sua profissão, tais como:

Não utilizar Substituir por
Consulta Atendimento Terapêutico
Consultório/clínica Espaço/Centro Terapêutico
Cura Equilíbrio/ Melhora de Sintomas/ Auxílio Energético/ Reequilíbrio energético/ Cura Energética
Diagnóstico Anamnese Terapêutica/Diagnose Terapêutica
Doenças Desequilíbrio/Disfunções
Médico Terapeuta holístico
Paciente Cliente ou Utente
Prescrever/ Prescrição Indicação/Orientação
Receituário/Receitar Recomendação/ Indicação Terapêutica
Tratar Auxiliar/Ajudar na Recuperação Energética

Alguns termos requerem uma maior atenção, como, principalmente, o “paciente”, cujo significado refere-se à pessoa que está sob cuidados médicos,  e a doença, pois o Terapeuta Holístico trata o ser humano como um todo, não especificando-o em doenças e, muito menos, exercendo o papel do médico de diagnosticar enfermidades.

Essas palavras não são exclusivas dos médicos e/ou psicólogos, mas, historicamente, convencionou-se dessa forma. Então, assim como a profissão não deve ser confundida, questões como essa também devem ser levadas em conta.

Pin It on Pinterest

×

Powered by WhatsApp Chat

× Posso ajudar?
Skip to content