Arteterapia

arteterapia

Para controlar as emoções, é preciso manter a mente desperta e estimular a criatividade. A arteterapia é uma das melhores soluções tanto para crianças quanto para adultos.

A primeira coisa que devemos fazer é definir seu conceito antes de começar a falar dos exercícios de arteterapia para crianças. Trata-se de uma tendência criativa muito benéfica para todas as idades. Mas, se aplicada na infância, pode potencializar as capacidades intelectuais das crianças.

  • Arte. Refere-se a tudo aquilo que o ser humano faz para se recriar de maneira estética. Em relação a algum aspecto que o rodeia ou alguma emoção ou sentimento para o qual são utilizados vários instrumentos. Como, por exemplo: a pintura, a música, a dança, etc.
  • Terapia. Consiste em colocar em prática um conjunto de ações ou ideias para a superação de um problema físico ou mental.

Por meio da arteterapia, pode-se criar expressões do mundo interior. Ainda, se aprende a se expressar e o mais importante é sua contribuição para resolver os problemas emocionais e psicológicos. É importante saber que a técnica pode ser aplicada em crianças, adolescentes e adultos.


Por que estas duas palavras se unem?

O principal aspecto é porque estas duas palavras juntas criam um ambiente mais poderoso. Como se sabe, a arte é uma forma de desintoxicar o corpo humano. É uma excelente forma de fazer catarse.

Como pais e por nos encontrarmos em pleno desenvolvimento da educação das crianças, devemos ter cuidado na hora de compartilhar com elas toda a nossa paz e bem-estar. Sempre devemos ter em mente a importância de orientar nossos filhos de forma saudável.


12 exercícios de arteterapia para crianças

  1. Recreação ao ar livre. Recomenda-se praticar esta atividade em parques, se houver algum próximo, no quintal de casa ou no jardim, ou em qualquer outro lugar que permita uma conexão com a natureza e o ar livre. Você vai precisar de uma tela, uma folha, tintas para pintar com os dedos, alguns lápis de cor, etc.
  2. Interaja com a natureza e seja criativo. A natureza também nos provê de certas ferramentas necessárias para poder praticar a arteterapia. Tudo se encontra nela, as possibilidades são enormes. Desde pedras, paus, areia, folhas, tudo o que é preciso você vai encontrar lá fora. Pode criar figuras, mas lembre-se que é importante se conectar com a natureza.
  3. Você pinta e eu te pinto. O próprio corpo é usado como ferramenta. Esta será a tela sobre a qual criaremos um mundo colorido.
  4. Luzes e sombras. Coloque vários objetos sobre uma folha, criando sombras, e pinte o reflexo dessas sombras.
  5. Desenhos na areia. Coloque os dedos sobre a areia para formar figuras. Você pode fazer um esboço, apagar e começar de novo.
  6. Desenhar seu rosto. A técnica consiste em pintar com os dedos e usando uma peça de acrílico ou plástico sobre seu rosto.
  7. Pintar a natureza. Quando fizer passeios para praias, montanhas e parques, pegue tudo o que considerar importante para desenvolver um trabalho bonito. Podem ser: paus, conchas, caracóis, pedras, folhas.
  8. Pintar com os pés. Isso é muito interessante e divertido. Além disso, é um verdadeiro desafio. Embora seja recomendada a supervisão dos adultos para evitar desastres em casa.
  9. Costurar pedras. Bordando com um fio especial, pode-se fazer figuras usando uma agulha.
  10. Mandala de fio de lã. Para realizar uma mandala gigante toda a família precisa colaborar, é preciso participar massivamente e assim desfrutar do processo de criação.
  11. Fazer esculturas com material reciclável. Pode-se utilizar todos os materiais à nossa volta, assim podemos expressar nossos sentimentos. Em vez de jogá-los no lixo, você pode resgatá-los e usá-los para tirar um bom proveito deles. Faça uma obra de arte em casa expressando o que sente em relação a algo que aconteceu no passado. Dentre os materiais mais usados que você pode conseguir em casa estão as garrafas de plástico, os rolos de papel de cozinha, as caixas de ovos, etc.
  12. Desenhar no escuro. Você já teve curiosidade de ouvir música e desenhar no escuro, só ouvindo a música que mais te agrada e que de alguma forma te lembre algo positivo ou negativo? A única coisa que você precisa fazer é deixar sua imaginação fluir no papel, com as luzes apagadas.

Sempre que for trabalhar com estes exercícios de arteterapia para crianças é importante contar com uma pessoa responsável para que guie o processo e ajude, se for necessário. Porém, é preciso saber aproveitar, já que existem muitas possibilidades dentro destas atividades criativas.

Benefícios dos exercícios de arteterapia para as crianças

  • Diversão.
  • Desenvolvimento da inteligência.
  • Bem-estar emocional.
  • Aumento da criatividade e da capacidade de inventar.

Diz-se que os exercícios de arteterapia para crianças desempenham uma função específica. O importante é poder determinar como pode ser a sua aplicação em pessoas ou grupos. Porém, fazendo um bom acompanhamento e dando um foco melhor à arteterapia, pode-se aplicar estas atividades para desenvolver habilidades e canalizar certas emoções.

Fonte: Sou Mamãe

×
Olá, tudo bem? Como posso lhe ajudar?

Pin It on Pinterest