inteligencia-emocional

Desenvolver sua inteligência emocional é um processo importante para o ambiente de trabalho.

Atualmente, o grande diferencial que as grandes empresas procuram em seus funcionários é a inteligência emocional. Não existe pós-graduação, MBA, doutorado ou curso de idiomas que ensine essa qualidade.

Para muitos pode parecer bobagem. Afinal, como lidar com seus sentimentos pode ajudar sua vida profissional? Nós respondemos: muito! Mas como você pode desenvolver sua inteligência emocional?

Separamos algumas dicas que irão fazer a diferença na sua vida. Continue a leitura para descobrir quais são elas!

#1 OLHE PARA VOCÊ

Para lidar com suas emoções de forma inteligente, você precisa se conhecer.

Busque prestar atenção em falas, pensamentos ou acontecimentos que podem ser gatilhos emocionais para você. Por exemplo, o motivo de você ficar muito nervoso em relação a algum evento. Procure entender porque isso é um gatilho.

Outro ponto importante para desenvolver sua inteligência emocional, são seus valores pessoais. O que é importante para você? Tendo essa noção, o processo de autoconhecimento fica mais fácil. Desta forma, é possível prever suas reações em determinadas situações.

Além disso, peça feedbacks de outras pessoas. Saber o que as outras pessoas pensam a respeito de suas atitudes é de grande ajuda para se entender melhor. Lembrando que é importante estar aberto a estas opiniões!

#2 PENSE ANTES DE AGIR

Um ponto chave para ter uma boa inteligência emocional é não agir com impulsividade. Conte até dez. Oxigene seu cérebro. Isso evita um agir impulsivo – evitando desgastes desnecessários.

Muitas vezes, é melhor deixar decisões difíceis para o dia seguinte, depois de uma noite de sono. Isso te ajuda a restaurar suas energias, arejar suas ideias e agir de forma mais tranquila.

Outra coisa que pode te tranquilizar é ter em mente que todo problema tem fim.

#3 OLHE PARA O OUTRO

  • Chame as pessoas pelo nome
  • Foque sua atenção na pessoa que está falando com você
  • Observe as pessoas e veja como elas reagem a certos acontecimentos
  • Demonstre interesse
  • Se comunique com clareza
  • Coloque-se no lugar do próximo
  • Peça desculpas

Todas as ações listadas acima te ensinarão as melhores formas de prosseguir em situações sociais. Tanto dentro do ambiente de trabalho, quanto fora dele. Quanto mais atenção você prestar no seu próximo, melhor você saberá como se relacionar com ele.

Lembre-se: A chave para a inteligência emocional é saber se colocar de forma madura e não-agressiva. Criar um canal de comunicação de qualidade com as pessoas ao seu redor faz com que elas compreendam seus motivos e a relação se torna mais agradável e harmoniosa!

Fonte: Social Consultoria

Últimas Postagens

A natureza é o melhor remédio

Manter a saúde física e mental equilibrada não depende exclusivamente de medicamentos. Estabelecer uma rotina que agregue hábitos saudáveis no dia a dia é essencial para prevenir doenças. Nesse sentido, a prática de atividades em áreas verdes e o contato...

Feng Shui: Cuide bem da energia da cama para dormir bem

Qual é a melhor posição de uma cama num quarto para se ter uma boa noite de sono? Afinal, segundo o Feng Shui, qual é a melhor posição de uma cama num quarto para se ter uma boa noite de sono? Esta é uma das perguntas que mais recebo via e-mail ou escuto...

Meditar pode melhorar a saúde?

Todos os tipos de meditação cultivam atenção e consciência, e pesquisas mostram que a prática pode reforçar a concentração Quando você ouve a palavra meditação, pode pensar em sentar de pernas cruzadas com os olhos fechados – respirar...

Feng shui: pets podem garantir boas energias para o lar

De acordo com o Feng Shui, tudo o que nos rodeia ou o que fazemos gera energia. Seguindo este princípio, a corrente de pensamento chinesa afirma que os ambientes estão sujeitos tanto a forças benéficas, quanto nocivas. Sendo assim, as pessoas podem gozar...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp