Desenvolver sua inteligência emocional é um processo importante para o ambiente de trabalho.
Atualmente, o grande diferencial que as grandes empresas procuram em seus funcionários é a inteligência emocional. Não existe pós-graduação, MBA, doutorado ou curso de idiomas que ensine essa qualidade.
Para muitos pode parecer bobagem. Afinal, como lidar com seus sentimentos pode ajudar sua vida profissional? Nós respondemos: muito! Mas como você pode desenvolver sua inteligência emocional?
Separamos algumas dicas que irão fazer a diferença na sua vida. Continue a leitura para descobrir quais são elas!
#1 OLHE PARA VOCÊ
Para lidar com suas emoções de forma inteligente, você precisa se conhecer.
Busque prestar atenção em falas, pensamentos ou acontecimentos que podem ser gatilhos emocionais para você. Por exemplo, o motivo de você ficar muito nervoso em relação a algum evento. Procure entender porque isso é um gatilho.
Outro ponto importante para desenvolver sua inteligência emocional, são seus valores pessoais. O que é importante para você? Tendo essa noção, o processo de autoconhecimento fica mais fácil. Desta forma, é possível prever suas reações em determinadas situações.
Além disso, peça feedbacks de outras pessoas. Saber o que as outras pessoas pensam a respeito de suas atitudes é de grande ajuda para se entender melhor. Lembrando que é importante estar aberto a estas opiniões!
#2 PENSE ANTES DE AGIR
Um ponto chave para ter uma boa inteligência emocional é não agir com impulsividade. Conte até dez. Oxigene seu cérebro. Isso evita um agir impulsivo – evitando desgastes desnecessários.
Muitas vezes, é melhor deixar decisões difíceis para o dia seguinte, depois de uma noite de sono. Isso te ajuda a restaurar suas energias, arejar suas ideias e agir de forma mais tranquila.
Outra coisa que pode te tranquilizar é ter em mente que todo problema tem fim.
#3 OLHE PARA O OUTRO
- Chame as pessoas pelo nome
- Foque sua atenção na pessoa que está falando com você
- Observe as pessoas e veja como elas reagem a certos acontecimentos
- Demonstre interesse
- Se comunique com clareza
- Coloque-se no lugar do próximo
- Peça desculpas
Todas as ações listadas acima te ensinarão as melhores formas de prosseguir em situações sociais. Tanto dentro do ambiente de trabalho, quanto fora dele. Quanto mais atenção você prestar no seu próximo, melhor você saberá como se relacionar com ele.
Lembre-se: A chave para a inteligência emocional é saber se colocar de forma madura e não-agressiva. Criar um canal de comunicação de qualidade com as pessoas ao seu redor faz com que elas compreendam seus motivos e a relação se torna mais agradável e harmoniosa!
Fonte: Social Consultoria
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...