PNL – Para atingirmos um nível elevado de auto performance é necessário adquirirmos novos comportamentos e termos acesso a conhecimentos realmente transformadores.

Hoje, você vai conhecer 3 técnicas de PNL para aprimorar sua auto performance.

pnl

MAS O QUE É PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL)?

A PNL é um estudo da excelência humana criada no início da década de 70. Dentre seus diversos conteúdos, destacam-se os modelos que são aplicações práticas que podemos usar na nossa vida, também conhecidos como técnicas de PNL.

Então vamos às técnicas! Elas farão grande diferença em sua vida de desenvolvimento pessoal:

ASSOCIAÇÃO E DISSOCIAÇÃO

Estas são duas classificações de como usamos nossa atenção. Assim, quando estamos realmente presentes em uma cena real, ou seja, estamos com a atenção voltada para o momento, para o que vemos, ouvimos e sentimos, dizemos que estamos associados.

Por outro lado, quando estamos vivendo algo, mas com nossa atenção longe do momento, dizemos que estamos dissociados. É como se víssemos a nós mesmos de fora, como um espectador.

Há uma grande importância em conhecer esta diferença. Quando estamos associados melhoramos nosso foco e também sentimos mais intensamente as emoções do momento. Entretanto, quando nos dissociamos conseguimos ser mais racionais e nos afastamos das emoções.

Você consegue pensar em pelo menos duas ocasiões em que seria bom estar associado e duas que seria bom estar dissociado? Certamente minha auto performance será superior quando eu for capaz de associar enquanto estou realizando uma tarefa que exige foco (como ao estudar) e de me dissociar quando a situação exige frieza e razão (como ao chamar atenção de alguém).

ENSAIO MENTAL

O termo “ensaio” é usado para quando desejamos fazer experimentos ou descobrir informações importantes sobre um fenômeno natural.

Na PNL esta técnica é usada para descobrirmos informações importantes sobre nossos comportamentos, podendo ser algo que fizemos e não gostamos do resultado ou algo que ainda vamos fazer e queremos executá-lo da melhor maneira o possível.

Para executar um ensaio mental, o que fazemos é imaginar uma cena de maneira dissociada. Assim, se eu quero descobrir por que eu acabei xingando meu colega de trabalho, eu posso imaginar a cena na minha frente, como se o personagem da cena fosse outra pessoa, desta forma vou analisando seus pensamentos e ações, para descobrir o que o levou agir desta maneira.

Em outras situações eu posso querer me preparar para eventos futuros. Como será a conversa com meu chefe amanhã?

Para isso, eu posso fazer um ensaio mental imaginando na minha frente a cena e todas as ações que o personagem (eu) irá executar. Posso imaginar ele falando frases diferentes e analisar como seria a possível resposta do meu chefe para cada uma destas frases. Assim, eu descobriria qual a melhor opção para quando chegar o momento.

PONTE PARA O FUTURO

Esta tem, provavelmente, o melhor custo/benefício entre todas as técnicas de PNL. Isso por que a Ponte para o Futuro ocupa pouco tempo e trás resultados muito eficientes. Ainda assim, ela é tão poderosa que pode ser usada em muitas situações diferentes.

Certamente você já ouviu falar da força do pensamento positivo. Esta técnica é a maneira estruturada de transformar pensamentos em ações e automaticamente em resultados.

Para executá-la devemos imaginar uma cena futura de forma associada. Você já ouviu falar que os atletas revisam várias vezes seus passos antes de começarem uma competição? Eles estão usando a Ponte Para o Futuro para gravar aquela forma de agir em seu inconsciente. Assim, quando chegar o momento de executar a tarefa, eles agirão naturalmente sem precisar muito esforço consciente.

JUNTANDO TUDO

O mais incrível sobre estas técnicas de PNL que você aprendeu hoje é que você pode juntar elas em uma sequência transformadora para sua auto performance. Então, siga o passo-a-passo abaixo com seus novos conhecimentos:

1. Imagine alguma tarefa que você não tem tido o desempenho desejado;

2. Lembre-se de um dia específico em que você agiu assim. (foque a memória apenas em uma vez específica);

3. Assista a cena de maneira dissociada (Ensaio Mental) para descobrir o que você poderia mudar para melhorar seu desempenho;

4. Imagine, no futuro, você agindo desta nova maneira para descobrir se agora você terá o resultado esperado (ainda Ensaio Mental);

5. Se você gostou do resultado do passo anterior, faça uma Ponte para o Futuro imaginando-se de forma associada agindo desta nova maneira no futuro.

Onde mais você pode aplicar isto na sua vida?

Autor: Rafael Rocha
Fonte: Viva de Propósito

Últimas Postagens

Entenda como a Meditação pode Ajudar no seu Dia a Dia

Por hábito, muitos ligam o piloto automático e não observam como a correria do dia a dia pode desgastar a saúde física e mental. Mas, aos poucos, os sinais de desgaste vão surgindo, com dores de cabeça, estresse e irritabilidade, entre outras inúmeras...

Acupuntura – Como Funciona? Quais os Benefícios?

A acupuntura é uma técnica que utiliza agulhas especiais para estimular pontos específicos do corpo com o objetivo de melhorar o funcionamento do organismo. Por utilizar agulhas no processo de estimulação dos pontos, a prática recebeu o nome de acupuntura,...

Terapia Ortomolecular: Entenda como ela pode te ajudar

Esta terapia tem como objetivo eliminar o excesso de radicais livres que estão no corpo e que podem promover o desequilíbrio químico e desencadear doençasVocê que está lendo este artigo agora com certeza já deve ter ouvido falar da terapia ortomolecular,...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp