A nossa casa é muito importante para a construção da nossa autoestima. Cada elemento do nosso ambiente pode colaborar ou atrapalhar na forma como nós desenvolvemos o amor próprio. O Feng Shui, técnica de harmonização de ambientes chinesa, mostra quais elementos favorecem a nossa autoestima e como dispô-los no quarto. 

feng shui

DICAS DO FENG-SHUI PARA MELHORAR AUTOESTIMA E ESTIMULAR O AMOR PRÓPRIO

Antes de qualquer coisa, você precisa amar-se. Ao desenvolver o amor próprio somos capazes de amar ao próximo, buscar bem-estar, ficar de bem com a vida. Por isso, separamos 5 dicas importantes para que a energia do seu quarto favoreça o fortalecimento da sua autoestima. O seu quarto precisa nutrir você com a sua essência, com aquilo que te representa, com a maturidade do que você é. Quanto mais você se amar e se valorizar, mais será reconhecido pelos outros.

LUZ E ILUMINAÇÃO

A qualidade da luz que entra em seu quarto é muito importante para seu bem-estar, saúde emocional, mental e física. Preste atenção à qualidade da luz em seu quarto e veja como seu corpo responde. Você se sente deprimido depois de passar algum tempo lá ou se sente bem?

É preciso ter a consciência que a luz é considerada alimentação energética para o seu corpo. Uma boa iluminação pode incentivar uma variedade de emoções diferentes, desde deixá-lo mais calmo a mais animado. O importante é saber utilizá-la bem. Vamos dar algumas dicas simples para você aplicar no seu quarto e fortalecer seu amor próprio:

> Deixe a luz natural entrar no seu quarto pela maior parte do tempo possível. Nada de deixar cortinas/janelas fechadas. A luz natural energiza e isso é muito importante.

> As velas trazem uma iluminação quente e aconchegante para o quarto. Atraem sensualidade e amor para o ambiente, mas cuidado, nunca as deixe sem supervisão no ambiente, pois pode ser perigoso.

> As lâmpadas de sal do Himalaia trazem muito boa energia para o quarto também, e você pode adaptá-la a qualquer tipo de quarto.

> Se você gosta de ler na cama, escolha luminárias com um pescoço móvel, que dê para mexer e não mantê-la o tempo todo em cima da cama. Prefira a luz focada sobre o livro e não difusa.

AR FRESCO

A qualidade do ar também é importante num bom quarto do Feng Shui. Isto é especialmente importante no quarto, pois o ar rapidamente fica obsoleto, dado a presença de muitos tecidos de cama, tapetes, cortinas etc. Liberamos muita energia enquanto dormimos e tudo é absorvido em nossos arredores, a menos que você faça questão de limpar a energia e mantê-la sempre fresca. Para isso, além de abrir as janelas – o que nem sempre pode ser possível em alguns casos – saiba que existem 2 soluções que podem ajudar a limpar o ar do seu quarto.

> Os difusores de aromaterapia são incríveis para esse fim. Espalham energia curativa de óleos essenciais que purificam o ar e evocam energias específicas. Você pode usar o óleo essencial que preferir, se desejar uma sugestão, aposte no óleo de ylang-ylang.

> As velas naturais aromáticas purificam o ar e trazem uma qualidade calorosa, calmante e nutritiva.

FRASES PODEROSAS

Nós seres humanos somos criaturas visuais. A nossa visão é o nosso principal sentido e guia, por isso na língua do Feng Shui precisamos estimulá-la no sentido que desejamos. Se você vê frases poderosas e emponderadoras todos os dias, elas irão atuar no seu subconsciente. Sabe aqueles quadrinhos com frases que penduramos na parede? Eles são uma bela ideia para isso. Você pode colocar a frase que desejar, desde que ela estimule seu amor próprio e sua autoestima. Vamos dar algumas sugestões:

> O que você tem de diferente é o que você tem de mais bonito.

> Acreditar em nós mesmos é a melhor prova de amor que podemos oferecer ao mundo

> Acredite, você tem forças para chegar onde quiser, basta querer.

> Objetivo do dia: ser uma pessoa melhor. Não perfeito, apenas melhor do que ontem.

LIVRE-SE DA BAGUNÇA

Você não vai conseguir ser uma pessoa decidida, positiva, bem resolvida e amorosa se a sua vida estiver toda bagunçada, certo? A bagunça física estimula a bagunça emocional. Se você chega em casa com a sua cabeça toda em ordem e ao entrar no quarto vê tudo bagunçado, isso irá desordenar as energias. Fazer a cama é o primeiro passo para o bem-estar. Eliminar objetos não utilizados e quebrados também é importante. Aquele “cantinho da bagunça” deve ser eliminado com urgência. Você precisa sentir-se confiante em seu ambiente para estimular a autoestima.

ELIMINE OS VILÕES DE ENERGIA

Esse é um ponto um pouco mais delicado (e até controverso). Existem elementos que o Feng Shui não considera de boa energia para se manter dentro do quarto. Pode parecer dramático, mas existem itens específicos que podem matar a energia boa, sensual e nutritiva em seu quarto. Quatro dos principais itens que não pertencem a um quarto harmonioso são:

> TV

> Equipamentos de ginástica

> Itens relacionados ao trabalho

> Espelho em frente à cama

São dicas simples do Feng Shui que irão tornar o seu quarto um lugar mais harmonioso para que você nutra a sua autoconfiança e amor próprio. Que tal começar a implementá-las hoje mesmo?

Texto: Ana Luiza Fernandes | Fonte: We Mystic