(54) 9 9685-7950 [email protected]

Hoje em dia há uma grande preocupação sobre as profissões que tendem a deixar de existir. Como fica o papel do líder neste contexto? 

lideranca-espiritualizada

O líder espiritualizado com o avanço da tecnologia

Hoje em dia há uma grande preocupação quando o assunto é quais serão as profissões que tendem a deixar de existir. O avanço da tecnologia, o uso da inteligência artificial e a automação de processos são fatores que acelerarão esse movimento. E como fica o papel do líder neste contexto?

Acredito que o líder terá um papel fundamental no movimento de transformações das profissões. O líder do futuro precisa estar preparado para atuar a partir de uma nova consciência. Como lidar com pessoas que poderão perder o emprego simplesmente por não ter mais função dentro do processo?

Para o líder espiritualizado, que valoriza o ser humano como um todo, será mais fácil encarar este desafio, pois ele conhece o seu colaborador com profundidade. Desse modo é possível evitar uma demissão imediata, optando por uma realocação em outro setor dentro da empresa.

Vamos imaginar um caso: o supermercado vai substituir alguns operadores de caixa por uma nova tecnologia onde o próprio consumidor consegue realizar o seu pagamento, situação que já está acontecendo.

Neste supermercado existem operadores de caixa que têm uma boa relação com os clientes. Eles são prestativos, comunicativos e, quando ocorre qualquer tipo de problema, buscam resolver com prontidão.

O líder espiritualizado ao mapear e buscar uma solução para o cenário apresentado, sugere uma realocação de área para estes operadores que passariam a atuar, como, por exemplo, em SAC (serviço de atendimento ao consumidor) ou mesmo em atendimento envolvendo ouvidoria, onde há necessidade de boa interação e suporte para eventuais conflitos.

Nem sempre será possível aproveitar os funcionários, como no caso citado acima, por serem inexoráveis as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho.

Contudo, o líder espiritualizado poderá minimizar os impactos que toda a transformação tecnológica irá causar, pois ao colocar o colaborador no centro das tomadas de decisões, acabará beneficiando o ambiente organizacional gerando mais engajamento e sentido de pertencimento.

Neste sentido, consigo enxergar na postura do líder espiritualizado um propósito altruísta ao lidar com resoluções envolvendo o ser humano.

Autora: Samira Villano
Fonte: Cloud Coaching

Últimas Postagens

Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?

Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?

Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...

× Posso ajudar?