acupuntura

A acupuntura é uma técnica que utiliza agulhas especiais para estimular pontos específicos do corpo com o objetivo de melhorar o funcionamento do organismo. Por utilizar agulhas no processo de estimulação dos pontos, a prática recebeu o nome de acupuntura, do latim acus significa agulha e punctura colocação. A técnica consiste em regular o fluxo da energia vital do ser humano, conhecida como QI. Quando em desordem, essa energia pode se acumular ou faltar em determinados pontos do corpo, provocando um desequilíbrio no funcionamento do organismo e levando à manifestação de doenças. De origem chinesa, os primeiros registros da técnica se encontram no livro Chinês Nei Jing. Apesar de não se saber a data exata de publicação do livro, acredita-se que seja aproximadamente por volta de 200 a.C.

Utilizada na China a mais de dois milênios, essa técnica vem ganhando cada vez mais força no ocidente. Sendo que vários estudos demonstram que a prática é eficaz no tratamento de doenças tanto físicas quanto emocionais. No Brasil, a atividade já é reconhecida como uma especialidade médica desde 1995 e já era incorporada pelo SUS desde 1988. Porém, a prática é indicada pelos médicos como uma complementação do tratamento tradicional. Mas a indicação médica não é obrigatória, qualquer pessoa pode procurar um profissional acupunturista, mesmo que seja apenas como uma forma preventiva de doenças ou para melhorar o seu relaxamento e bem-estar físico e emocional.

COMO FUNCIONA?

As agulhas especiais são inseridas em pontos específicos do corpo dependendo do problema a ser tratado. Os estímulos provocados pela agulha nas terminações nervosas da pele e dos tecidos são enviados ao cérebro. Esses estímulos são processados e enviadas respostas por meio de sinais nervosos e com a liberação de substâncias químicas, desencadeando efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e de relaxamento.

Segundo o conhecimento milenar chinês, a energia vital chamada de QI quando acumulada de forma incorreta em determinados pontos é o que levaria ao surgimento das doenças. Ao estimular estes pontos energéticos do corpo, o fluxo de energia é equilibrado e, assim, o organismo volta a funcionar como deveria.

A técnica pode ser realizada em adultos e crianças com idade acima de 6 anos. Mesmo mulheres grávidas podem fazer uso da acupuntura, sendo indicada para alívio das dores nas costas provocadas neste período pelo peso da barriga. Além disso, a prática também vem sendo difundida entre os veterinários para o tratamento de animais de estimação que podem se beneficiar com a acupuntura. É utilizada, principalmente, como uma forma de aliviar dores em animais idosos que sofrem de artrite.

Caso o paciente tenha medo de agulhas, o profissional poderá substituí-las por um laser que terá a mesma função de estimular os pontos necessários para reequilibrar o organismo.

Além da acupuntura tradicional em que diversos pontos do corpo são estimulados, podemos citar a Auriculoterapia ou Acupuntura auricular. Consiste na estimulação de pontos presentes na orelha. Essa estimulação pode ser feita com agulhas, porém o mais habitual é a utilização de sementes como a de mostarda. Elas são fixadas com o auxílio de uma fita para estimular os pontos necessários.

O QUE SE PODE TRATAR COM ACUPUNTURA?

A acupuntura vem se mostrando eficaz no tratamento de diversas doenças tanto físicas quanto emocionais. As principais áreas em que a prática vem ganhando adeptos são:

  • Tratamento de dores crônicas e problemas ortopédicos: enxaqueca, dor de cabeça, artrite, lombalgia, fibromialgia, dores nas costas em geral.
  • Tratamento de distúrbios emocionais e do sono: ansiedade, depressão, compulsões, estresse e insônia.
  • Tratamento de problemas gastrointestinais: Úlcera, gastrite, prisão de ventre e diarreia.
  • Tratamento de doenças respiratórias: sinusite, asma, rinite, bronquite, resfriados e gripes.
  • Tratamento de doenças bucais: dores de dente, gengivite e faringite.
  • Tratamento de doenças oftalmológicas: Miopia, catara e conjuntivite.
  • Tratamentos estéticos: eliminação de gorduras, toxinas e rejuvenescimento celular.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

São inúmeros os relatos de resultados positivos após as sessões de acupuntura. Motivo pelo qual passou a ser reconhecida como um prática médica. Entre os principais benefícios associados à técnica, temos:

  • Alívio de dores crônicas por sua ação anti-inflamatória e analgésica;
  • Combate a ansiedade, estresse, depressão;
  • Controla a compulsão alimentar e outros vícios;
  • Ajuda a tratar inflamações;
  • Auxilia na perda de peso, na eliminação de toxinas e rejuvenescimento celular;
  • Reduz os problemas estomacais;
  • Melhora o tempo de recuperação de lesões;
  • Melhora o quadro de TPM e menopausa;
  • Melhora a circulação sanguínea e o sistema imunológico;
  • Promove o relaxamento corporal e aumenta a vitalidade;
  • Previne e trata sintomas de alergia;
  • Funciona como um paliativo dos efeitos colaterais do tratamento de Quimioterapia;
  • Previne o surgimento de doença.

Fonte: Revista Shape

Últimas Postagens

Entenda como a Meditação pode Ajudar no seu Dia a Dia

Por hábito, muitos ligam o piloto automático e não observam como a correria do dia a dia pode desgastar a saúde física e mental. Mas, aos poucos, os sinais de desgaste vão surgindo, com dores de cabeça, estresse e irritabilidade, entre outras inúmeras...

3 Técnicas de PNL Para Auto Performance

PNL - Para atingirmos um nível elevado de auto performance é necessário adquirirmos novos comportamentos e termos acesso a conhecimentos realmente transformadores. Hoje, você vai conhecer 3 técnicas de PNL para aprimorar sua auto performance....

Terapia Ortomolecular: Entenda como ela pode te ajudar

Esta terapia tem como objetivo eliminar o excesso de radicais livres que estão no corpo e que podem promover o desequilíbrio químico e desencadear doençasVocê que está lendo este artigo agora com certeza já deve ter ouvido falar da terapia ortomolecular,...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp