Técnica utiliza óleos essenciais extraídos de folhas, caules, flores, talos e resinas de plantas medicinais. Aprenda como fazer um aromatizador de ambientes.

Aromaterapia

A aromaterapia é uma técnica que utiliza aromas para promover bem-estar físico e mental. Pode ser usada em casa, para trazer boas energias aos ambientes, no trabalho, com objetivo de garantir mais concentração e também como complemento de algum tratamento médico.

A técnica utiliza óleos essenciais extraídos de folhas, caules, flores, talos e resinas de plantas medicinais. Ela é aplicada a partir de uma avaliação holística e ajuda no tratamento de problemas físicos e psicológicos, auxiliando na busca do equilíbrio e da saúde.

De acordo com Elisabete Cristina Boni, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Itu (SP), os óleos essenciais podem ser inalados ou absorvidos. “Quando inaladas, as substâncias conseguem atingir regiões cerebrais, entre elas o sistema límbico, responsável pela memória olfativa e pelas emoções.”

O tratamento pela aromaterapia promove benefícios para a saúde emocional e de todo o organismo, como a melhora da qualidade do sono e do humor e redução da ansiedade e do estresse.

“As dores de cabeça, por exemplo, podem ser tratadas com óleos essenciais de hortelã, sândalo, lavanda ou camomila. Lembrando que é importante consultar um especialista no assunto antes de iniciar a terapia”, destaca a docente.

Para a utilização e aplicação da técnica, podem ser usados aromatizadores à vela ou elétricos, sprays, colares aromáticos individuais, fitas adesivas, cremes hidratantes, entre outros acessórios. Segundo Elisabete, outras formas de se beneficiar da aromaterapia são banhos de imersão, compressas, escalda-pés, gargarejo, vaporização, e muitas outras formas.

A especialista ainda dá dicas das fragrâncias que mais combinam com cada ambiente e seus efeitos e ensina a fazer um aromatizador de ambientes com varetas em casa. Confira:

Quarto

Lavanda: Sedativo e calmante;

Manjerona (misturada à lavanda): Relaxante e sedativo;

Camomila Romana: Relaxante (alivia preocupações);

Canela: Afrodisíaco, estimula sistema glandular, aquece o ambiente;

Ylang Ylang: Deixa um aroma doce, floral e exótico.

Banheiro

Pinho: Antisséptico,desodorizante e desinfetante;

Limão: Antisséptico e bactericida;

Tea Tree: Antisséptico, desinfetante e antifúgico.

Cozinha

Laranja: Aromatiza com seu cheiro doce, estimulando o apetite, clareia pensamentos e alivia a tensão;

Cardamomo: Refrescante e revitalizante;

Citronela: Revitalizante, ajuda a espantar moscas;

Cravo: Estimulante e revitalizante. Quando combinado com óleo essencial de laranja ou limão é um ótimo repelente de insetos e formigas;

Eucalipto ou pinho: Antissépticos e desodorizantes (tiram o cheiro de gordura).

Sala

Alecrim: Estimula a concentração e a memória;

Canela: Estimulante, promove uma maior interação entre as pessoas;

Eucalipto: Favorece a concentração, clareia as idéias;

Mandarina: Revitalizante e refrescante, promove bem estar e sensação de alegria.

Como fazer um aromatizador de ambiente com varetas

Você vai precisar de um pote pequeno ou médio de vidro e algumas varetas de madeira, tipo espetinho para montar o seu aromatizador de ambientes. Coloque 60 ml de óleo de semente de uva, amêndoas doces ou qualquer outro óleo carreador de sua preferência no recipiente.

Em seguida, adicione 30 gotas de óleo essencial. Pode ser de lavanda, laranja, bergamota, alecrim, camomila romana, canela, capim limão, eucalipto, gerânio, hortelã, jasmin ou outro que preferir. Misture os óleos, coloque as varetas e vire-as depois de algumas horas para que elas se envolvam totalmente com os óleos. Aproveite!

Texto: Elisabete Cristina Boni | Fonte: G1

×
Olá, tudo bem? Como posso lhe ajudar?

Pin It on Pinterest