“Atenção Plena e inteligência emocional”.
E porque falar sobre isso?
De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, Inteligência Emocional é uma das dez habilidades necessárias para ter sucesso em uma economia de futuro próximo impulsionada por novas tecnologias (e já estamos falando de 2020!).
Quando aumentamos nosso conhecimento sobre como as emoções funcionam, ficamos mais sintonizados com nossos próprios sentimentos e como gerenciá-los sob estresse. Também somos mais capazes de ler os sentimentos dos outros e oferecer apoio – habilidades que contribuem para um líder mais inclusivo e atencioso. Conseguimos administrar de forma proativa nossas reações, evitando comportamentos ou falas negativas, que nos prejudicam e causam arrependimento.
Com tantas vantagens, como podemos desenvolver essa capacidade e fazê-la trabalhar a nosso favor?
O passo número um é proporcionar momentos diários para treinar sua atenção e criar hábitos mentais mais produtivos. Uma das formas mais eficazes de se conseguir é através da meditação da atenção plena ou Mindfulness. Com foco no aumento da autoconsciência, empatia, comunicação e resiliência, Mindfulness é o treinamento constante da atenção com presença e curiosidade, de forma a permitir que sua mente se estabilize.
Para meditar não é necessário nenhum requisito. Basta apenas dispor de uns minutos tranquilos para se concentrar e realizar a prática. No começo, com 5 minutos diários é possível notar pequenas diferenças.
Muitas corporações já perceberam os benefícios da prática em suas equipes, porque ela melhora a capacidade de decisão pessoal. Se um gerente cultiva o hábito de respirar alguns minutos antes de uma reunião importante, ele terá mais presença para focar seus pensamentos em torno de um tema específico e, assim, concentrar-se na tarefa e resolução do problema, aumentando sua eficiência e impactando positivamente nas decisões.
Em suma, a meditação e a atenção plena podem aumentar a inteligência emocional dos funcionários, e a inteligência emocional, por sua vez, pode aumentar a sua produtividade. Podemos dizer que é um resultado “ganha-ganha”. Que tal começar a praticar? Quer saber mais? Me escreva!
Fonte: ITF
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...