(54) 9 9685-7950 [email protected]

Prática da atenção plena pode ser treinada por crianças, com foco nos cinco sentidos.

mindfullness

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) divulgou dois estudos sobre os benefícios da prática de mindfulness em crianças. Segundo as pesquisas científicas, que são as primeiras a avaliar os benefícios comportamentais e neurais da prática, alunos da Educação Fundamental podem ter benefícios acadêmicos e de bem-estar ao praticar meditação de forma rotineira.

O mindfulness é a habilidade de focar no presente, de maneira ativa, evitando distrações. Pode ser desenvolvida por meio de exercícios de concentração e respiração, em que, no caso das crianças, devem ser iniciadas aos poucos e, com o tempo, ir evoluindo. Além dos benefícios conhecidos pelo mundo corporativo – como maior foco e atenção – o universo escolar também sai ganhando. As pesquisas comprovaram que alunos do 6º ano que praticaram atenção plena com frequência afirmaram ter menos estresse e reagiram melhor diante de situações que poderiam indicar medo.

Prática dos 5 sentidos:

Iniciar aos poucos e com itens do dia a dia é a melhor maneira de começar a praticar o mindfulness. A dica é escolher um sentido a cada dia e trabalhar nele por alguns minutos.

Visão – acender uma vela e observar a chama queimar por cerca de 3 minutos sem interrupções.

Olfato – usando um aromatizador de ambientes, ou óleo essencial aromatizado, focar nos diferentes aromas que ocupam o ambiente.

Audição – com ajuda de um sino ou um instrumento que faça sons longos, observar as variações de volume e entonação dos sons emitidos, focando somente nesse sentido.

Paladar – escolha uma bala ou um pedaço de canela, por exemplo, para sentir o a variação do sabor ao longo do período determinado.

Tato – utilizando um pote com areia, farinha ou fubá, explore a textura do material em suas mãos, deixando de lado todos os outros pensamentos pelo período escolhido.

Fonte: O Debate

Últimas Postagens

Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?

Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?

Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...

Pin It on Pinterest

×

Powered by WhatsApp Chat

× Posso ajudar?
Skip to content