O simples hábito de prestar atenção na respiração durante alguns minutos por dia pode fazer toda a diferença na sua vida. Respirar corretamente não só faz bem para a saúde, como também tranquiliza o corpo e a alma.

como-controlar-a-ansiedade

Benefícios da respiração

Um dos muitos estudos que comprovam esses benefícios destaca que o ato de respirar conscientemente estimula a atividade cerebral e traz maior controle emocional, relaxamento e concentração. Veja outras vantagens:

1. Combate estresse

Quando alguém te diz para ficar calmo e respirar fundo, confie neste conselho, pois tem comprovação científica. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmaram que respirar devagar ativa uma parte do cérebro que promove tranquilidade e ameniza o estresse.

2. Diminui ansiedade

Exercícios de respiração tiveram resultados positivos em pessoas com depressão e ansiedade submetidas a um experimento no Hospital Fatebenefratelli e Oftalmico de Milão, na Itália.

Ao longo de seis meses, 69 pacientes frequentaram sessões de ioga focadas na respiração, e todos eles apresentaram melhoras significativas. O estudo apontou que meia hora de exercícios diários é o suficiente para reduzir drasticamente os níveis de ansiedade e depressão.

3. Ajuda a dormir melhor

Outro estudo, da Universidade de Augusta, nos Estados Unidos, concluiu que exercícios de respiração pode ter mais efeito no combate à insônia do que medicamentos e técnicas de hipnose.

Exercícios de respiração

Existem várias técnicas diferentes de respiração, mas todas elas seguem alguns preceitos: manter a coluna ereta, mover apenas a parte baixa do abdômen, contar o tempo de inspiração retenção e expiração. Estes são os exercícios mais conhecidos:

Respiração quadrada

Muito utilizada na ioga, esta técnica usa apenas as narinas para inspirar e expirar. Primeiro, inspire durante quatro segundos. Mantenha o ar no pulmão por mais quatro segundos. Expire por quatro segundos e conte mais quatro antes de começar a inspirar novamente.

Narinas alternadas

Mais um exercício derivado da ioga, consiste em fechar uma das narinas durante a inspiração, trocar a narina tampada enquanto o ar estiver no pulmão e expirar pela outra narina.

4-7-8

O médico norte-americano Andrew Weil fez sucesso na internet com esta prática que promete fazer pegar no sono em segundos. Com a língua no céu da boca, inspire pelo nariz durante quatro segundos. Mantenha o ar no pulmão por sete segundos. E expire pela boca, fazendo barulho, até contar oito.

Autor: Jessica Krieger
Fonte: Vix

Últimas Postagens

Aromaterapia – Conheça seus benefícios

Aromaterapia – Conheça seus benefícios

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia cujos tratamentos são baseados nos efeitos causados por aromas no organismo das pessoas. Os materiais componentes da técnica são voláteis de plantas, também conhecidos como óleos essenciais, que já tiveram resultados...

O Pilates como Prática Complementar Integrativa do SUS

O Pilates como Prática Complementar Integrativa do SUS

O Pilates é um método de educação corporal amplamente difundido pelo mundo. grande parte da população, se ainda não praticou, pelo menos já escutou falar sobre os benefícios proporcionados pela prática regular desta atividade. atualmente, em...

Como desenvolver a inteligência emocional?

Como desenvolver a inteligência emocional?

Como desenvolver a inteligência emocional de maneira prática? Tenho algumas dicas que podem te ajudar a aplicar na sua vida, tanto para situações pessoais como profissionais! No dia a dia deparamos com problemas que mexem com nosso psicológico, muitas...

10 dicas para relaxar a mente antes de dormir

10 dicas para relaxar a mente antes de dormir

Um sono restaurador é fundamental para melhorar a sua atuação e aumentar a produtividade no dia seguinte Você sabia que as atividades que realiza antes de dormir têm um impacto significativo sobre o funcionamento do seu subconsciente enquanto dorme? E...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp