O simples hábito de prestar atenção na respiração durante alguns minutos por dia pode fazer toda a diferença na sua vida. Respirar corretamente não só faz bem para a saúde, como também tranquiliza o corpo e a alma.
Benefícios da respiração
Um dos muitos estudos que comprovam esses benefícios destaca que o ato de respirar conscientemente estimula a atividade cerebral e traz maior controle emocional, relaxamento e concentração. Veja outras vantagens:
1. Combate estresse
Quando alguém te diz para ficar calmo e respirar fundo, confie neste conselho, pois tem comprovação científica. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmaram que respirar devagar ativa uma parte do cérebro que promove tranquilidade e ameniza o estresse.
2. Diminui ansiedade
Exercícios de respiração tiveram resultados positivos em pessoas com depressão e ansiedade submetidas a um experimento no Hospital Fatebenefratelli e Oftalmico de Milão, na Itália.
Ao longo de seis meses, 69 pacientes frequentaram sessões de ioga focadas na respiração, e todos eles apresentaram melhoras significativas. O estudo apontou que meia hora de exercícios diários é o suficiente para reduzir drasticamente os níveis de ansiedade e depressão.
3. Ajuda a dormir melhor
Outro estudo, da Universidade de Augusta, nos Estados Unidos, concluiu que exercícios de respiração pode ter mais efeito no combate à insônia do que medicamentos e técnicas de hipnose.
Exercícios de respiração
Existem várias técnicas diferentes de respiração, mas todas elas seguem alguns preceitos: manter a coluna ereta, mover apenas a parte baixa do abdômen, contar o tempo de inspiração retenção e expiração. Estes são os exercícios mais conhecidos:
Respiração quadrada
Muito utilizada na ioga, esta técnica usa apenas as narinas para inspirar e expirar. Primeiro, inspire durante quatro segundos. Mantenha o ar no pulmão por mais quatro segundos. Expire por quatro segundos e conte mais quatro antes de começar a inspirar novamente.
Narinas alternadas
Mais um exercício derivado da ioga, consiste em fechar uma das narinas durante a inspiração, trocar a narina tampada enquanto o ar estiver no pulmão e expirar pela outra narina.
4-7-8
O médico norte-americano Andrew Weil fez sucesso na internet com esta prática que promete fazer pegar no sono em segundos. Com a língua no céu da boca, inspire pelo nariz durante quatro segundos. Mantenha o ar no pulmão por sete segundos. E expire pela boca, fazendo barulho, até contar oito.
Autor: Jessica Krieger
Fonte: Vix
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...