O simples hábito de prestar atenção na respiração durante alguns minutos por dia pode fazer toda a diferença na sua vida. Respirar corretamente não só faz bem para a saúde, como também tranquiliza o corpo e a alma.

como-controlar-a-ansiedade

Benefícios da respiração

Um dos muitos estudos que comprovam esses benefícios destaca que o ato de respirar conscientemente estimula a atividade cerebral e traz maior controle emocional, relaxamento e concentração. Veja outras vantagens:

1. Combate estresse

Quando alguém te diz para ficar calmo e respirar fundo, confie neste conselho, pois tem comprovação científica. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmaram que respirar devagar ativa uma parte do cérebro que promove tranquilidade e ameniza o estresse.

2. Diminui ansiedade

Exercícios de respiração tiveram resultados positivos em pessoas com depressão e ansiedade submetidas a um experimento no Hospital Fatebenefratelli e Oftalmico de Milão, na Itália.

Ao longo de seis meses, 69 pacientes frequentaram sessões de ioga focadas na respiração, e todos eles apresentaram melhoras significativas. O estudo apontou que meia hora de exercícios diários é o suficiente para reduzir drasticamente os níveis de ansiedade e depressão.

3. Ajuda a dormir melhor

Outro estudo, da Universidade de Augusta, nos Estados Unidos, concluiu que exercícios de respiração pode ter mais efeito no combate à insônia do que medicamentos e técnicas de hipnose.

Exercícios de respiração

Existem várias técnicas diferentes de respiração, mas todas elas seguem alguns preceitos: manter a coluna ereta, mover apenas a parte baixa do abdômen, contar o tempo de inspiração retenção e expiração. Estes são os exercícios mais conhecidos:

Respiração quadrada

Muito utilizada na ioga, esta técnica usa apenas as narinas para inspirar e expirar. Primeiro, inspire durante quatro segundos. Mantenha o ar no pulmão por mais quatro segundos. Expire por quatro segundos e conte mais quatro antes de começar a inspirar novamente.

Narinas alternadas

Mais um exercício derivado da ioga, consiste em fechar uma das narinas durante a inspiração, trocar a narina tampada enquanto o ar estiver no pulmão e expirar pela outra narina.

4-7-8

O médico norte-americano Andrew Weil fez sucesso na internet com esta prática que promete fazer pegar no sono em segundos. Com a língua no céu da boca, inspire pelo nariz durante quatro segundos. Mantenha o ar no pulmão por sete segundos. E expire pela boca, fazendo barulho, até contar oito.

Autor: Jessica Krieger
Fonte: Vix

Últimas Postagens

Como Praticar a Empatia

Como Praticar a Empatia

Empatia é compartilhar e tentar compreender os sentimentos e atitudes com a perspectiva do outro. Praticar a empatia de forma ampla é benéfico para ambos envolvidos e pode ser aperfeiçoada a cada dia. A prática da empatia ainda é bastante seletiva, as pessoas tendem a...

Natal: a Origem

Natal: a Origem

“Onde? Como? Quando? Quem? Por quê?” A data O dia 25 de dezembro já é comemorado a milhares de anos, cerca de 7mil anos antes do nascimento de Cristo os romanos comemoravam a data. Mas como era possível comemorar o nascimento de Cristo sem nem ao menos ele ter...

Fitoterapia: saiba o que é, como funciona e para o que serve

Fitoterapia: saiba o que é, como funciona e para o que serve

A fitoterapia é uma prática milenar que consiste no estudo das plantas medicinais e suas aplicações. Para tratar e  também curar doenças. Em geral, denominam-se medicamentos fitoterápicos os que utilizam os extratos de plantas, ao passo que a fitoterapia utiliza a...

Ansiedade X Reiki – A Arte De Acalmar seu Coração

Ansiedade X Reiki – A Arte De Acalmar seu Coração

“O REIKI é uma técnica oriental que poderá ajudar você a controlar sua Ansiedade!” Impactos da Ansiedade Você sabia que o Brasil é o país mais ansioso do mundo? Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 18,6 milhões de pessoas, 9,3% da população brasileira,...

Por que a Empatia é tão importante?

Por que a Empatia é tão importante?

Muitas pessoas confundem empatia com simpatia. A simpatia define a forma como você trata as outras pessoas, mas de forma natural, ou seja, é a maneira como você, naturalmente, sem precisar forçar qualquer coisa, trata os outros. Já a empatia representa a sua...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp