Em nosso cotidiano diversas situações podem nos fazer perder a tranquilidade, seja no ambiente de trabalho, familiar o que inclui os relacionamentos e as situações de conflito. O mais importante é aprender como manter a calma, de forma que evite atitudes impulsivas errôneas e suas consequências.
A ausência da calma em situações estressantes leva a tomada de decisões incorretas perante a situação em si. Quando há tranquilidade e equilíbrio, somos capazes de analisar e aplicar atitudes e decisões de forma centrada e coerente durante situações de conflito.
O maior “segredo” para manter a calma é mudar a forma como nosso cérebro reage às situações de conflito.
Saiba como manter a calma mediante conflitos
Não há uma “fórmula mágica”, porém existem situações de contorno que auxiliam a manter a calma, independente de que tipo de conflito esteja enfrentando.
1 – Breve silêncio
Sempre que possível durante um conflito permaneça quieto e em silêncio por 20 segundos, tempo necessário necessários para que não reaja de forma impulsiva sem autocontrole mediante a situação.
2 – Respire fundo
O simples ato de respirar fundo acalma o cérebro e o corpo, proporciona os segundos de reflexão necessários para evitar atitudes impulsivas em situações de conflito.
3 – Concentre-se no seu corpo
Momentaneamente tire o foco do exterior e concentre-se no seu corpo.Na medida do possível controle a respiração e batimentos cardíacos.
Mantenha uma postura neutra e relaxe seus músculos, desta forma sua linguagem corporal expressará a abertura necessária para resolução do conflito.
4 – Escuta ativa
Concentre a sua atenção no que as pessoas envolvidas dizem, evite quaisquer pensamentos de construção de resposta neste momento.Quando há uma escuta ativa durante um conflito é possível extrair informações para posteriormente responder de forma inteligente.
5 – Pense positivo
Durante o conflito tente não focar exclusivamente no lado negativo, mesmo que por instantes pense em algo positivo. Desta forma é possível abstrair e amenizar o impacto e trazer uma nova perspectiva sobre a situação.
6 – Não leve para o lado pessoal
Independente do contexto, principalmente em ambientes corporativos, não leve o conflito para o lado pessoal.Interiorizar situações de conflito faz expandir além o local de origem, se houve um conflito no trabalho irá refletir em seu lar e vice-versa, caso não consiga se desvincular do ocorrido.
7 – Reavalie as perspectivas
Tenha sempre em mente que não é possível controlar fatores externos, o que pode e deve ser alterado é a forma como encarar os conflitos.Ao mudar a perspectiva é possível reavaliar a situação e redefinir as ações.
8 – Pratique atividades
A meditação ajuda nossa mente a conquistar e manter o estado de calma de forma natural.Atividades como a yoga e o tai chi chuan focam na respiração e movimentos suaves, ajudam muito na manutenção da calma, independe da situação.
9 – Durma bem
A privação do sono reparador deixa o corpo e a mente cansados, dormir bem renova as energias e melhora o raciocínio.Caso ocorra uma situação de conflito inesperada ao longo do dia, estando devidamente descansado, estará mais preparado para agir de forma racional e efetiva.
Para manter a calma é preciso saber a origem do conflito
Pode haver situações que não envolve desgaste direto com demais pessoas e sim um conflito interno. Neste caso há necessidade de identificar a origem do estresse que pode envolver família, trabalho e pessoal.Para manter a calma interior sempre que possível avalie sua posição perante si mesmo, abandone coisas do passado e preocupações desnecessárias com o futuro.
Após identificar as fontes de seu conflito interior faça um planejamento realista com objetivos tangíveis respeitando seu tempo, mas não deixando de agir.
Durante este “processo” rumo a calma e equilíbrio medite e repita frases positivas sobre si mesmo. Enfim o mais importante permita-se sentir e evoluir com o aprendizado.
Fonte: Ser em Movimento
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...