Ayurveda

Seguir uma rotina diária pode ser algo extremamente difícil para algumas pessoas por vários motivos. O trabalho às vezes não deixa, ou mesmo pode ser entediante demais para algumas personalidades. Um dia a dia regrado pode ser difícil também por conta da falta de disciplina e constância na realização das tarefas, mas segundo o ayurveda, ciência de cura milenar, nascida na Índia, rotina faz bem e deve ser adotada. Observar a natureza e seus ciclos durante os dias é essencial. Todo dia, sol e lua, dia e noite. A natureza segue uma rotina, um ciclo que deve nos direcionar. O sábios ayurvédicos sabiam disso. Por isso, durante o dia, cada período guarda uma oportunidade de realizarmos tarefas ideais para aquele momento.

Primeiro, acordar! Para o ayurveda, devemos despertar não muito mais depois que o sol nasce, o que significa por volta das 6h. O café da manhã deve ser uma refeição nutritiva, porém não tão pesada, porque é realizada num período do dia em que a digestão ainda não está a pleno vapor. Exercícios físicos são ideais durante as primeiras horas do dia, sobretudo os aeróbicos, como caminhadas.

O metabolismo começa a aumentar às 10h e chega ao auge ao meio dia. Por isso devemos realizar nossa principal refeição, o almoço, entre 12h e 13h, pois é quando estamos com nosso poder digestivo potencialmente mais forte! E não por acaso. No ayurveda estamos conectados com a natureza e também ao meio dia é o momento em que o sol está a pino. Sol, fogo, digestão. Tudo interligado.

Reserve um tempinho da sua tarde e faça aquele pranayama (exercício de respiração) ou meditação. É comum sentir fome lá pelos 16h, 17h, e isso é bom!. Fazer um lanche neste momento é uma ótima pedida, mas evite usar bebidas estimulantes nesse momento.

O jantar deve ser mais leve que o almoço, pois nosso poder digestivo está reduzido neste período. Perto das 21h e 22h o ideal é ir aquietando a mente para se preparar para o repouso.

O nome das recomendações de rotina no ayurveda chama-se dinacharya e são parte do tratamento ayurvédico e elaboradas de forma personalizada, para cada pessoa. Mas com essas dicas, já dá para ir se ajustando para viver de forma mais harmônica com a natureza.

Fonte: Grupo Imóveis

×
Olá, tudo bem? Como posso lhe ajudar?

Pin It on Pinterest