A musicoterapia é uma técnica que utiliza da música para tratar pacientes, um híbrido entre a arte e a saúde. Para entender melhor sobre como funciona, para quem é indicado e curiosidades sobre a profissão, Julia Ferreira profissional musicoterapeuta, explica um pouco mais sobre o assunto.
É inegável dizer que o cérebro humano recebe influência direta da música. A musicoterapia utiliza dessa arte para o tratamento de pessoas com diferentes problemas físicos, mentais, emocionais ou cognitivos. “Esse tipo de terapia é pra todos e qualquer pessoa, pois além de ser utilizada para portadores de alguma deficiência, também é usada para o lúdico, trabalhando a socialização e melhora na comunicação através dela, englobando assim pessoas como crianças, jovens e idosos com deficiências neurológicas, pessoas cegas ou surdas, doentes de Parkinson, mulheres grávidas, deficientes físicos, pessoas que querem melhorar na comunicação, socialização ou prazer pela música”, contou Julia.
Durante as sessões, o paciente é estimulado de diferentes maneiras por instrumentos musicais, sons, ruídos e cantos. O profissional musicoterapeuta também pode trabalhar em grupos com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros para compor tratamentos, mas também atua sozinho.
“A presença da música no dia a dia auxilia no desenvolvimento físico, pessoal, social, intelectual e emotivo, melhorando a qualidade de vida”, disse a profissional sobre os benefícios da música.
Outra aplicação interessante que a musicoterapia pode ter é na sonorização de ambientes, sejam eles industriais, escritórios ou outros tipos de estabelecimento. Essas técnicas podem reduzir o risco de estresse de funcionários.
“Quem quiser experimentar não precisa de orientação médica ou encaminhamento, embora médicos indiquem, é possível procurar a terapia sentindo a necessidade ou por vontade de viver essa experiência”, convidou Julia.
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...