A Constelação Familiar é uma técnica que vem sendo bastante difundida em vários setores da sociedade. Os métodos envoltos na constelação buscam o entendimento das relações interpessoais de um sistema familiar, mostrando as conexões entre as gerações. O sistema judiciário brasileiro tem se beneficiado da técnica para a recuperação de presos com vícios em drogas.
Essa medida é inteiramente utilizada para a reabilitação de presos, e para entender os motivos pelos quais os fizeram entrar para o crime. Em Santa Catarina, por exemplo, a Constelação Familiar tem sido utilizada para tratar presos com vício em drogas.
Constelação Familiar: para que serve?
Em caso de pessoas encarceradas, a constelação ajudará a entender quais são os padrões familiares que acabaram influenciando na escolha da pessoa que a levou a entrar no mundo do crime. O preso precisa entender esses conflitos internos e suas origens para que seja capaz de fazer uma autorreflexão.
A constelação familiar é um método terapêutico, desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger, que consiste na identificação de traumas familiares que acabam perpetuando comportamentos destrutivos e conflitos na família, segundo a teoria.
Durante a sessão, é feito uma dramatização dos conflitos, o mediador irá ajudar a pessoa a trazer questões que estão causando um incomodo, coisas que podem estar mal resolvidas. Os traumas podem ser qualquer coisa como morte precoce ou inesperada ou rupturas. Situações com essas podem influenciar diretamente no comportamento desse paciente no futuro, muitas vezes, de forma inconsciente.
As sessões podem ser coletivas ou individuais, o mediador ajuda a pessoa a entender seus conflitos de outra forma, e o desafio é despertar empatia pelas outras partes envolvidas na situação. Não há dados nacionais sobre a utilização e as consequências desta prática pelo setor judiciário, porém, em 2016 o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou que ao menos 11 estados brasileiros utilizem da constelação em casos judiciais.
Constelação Familiar no Brasil
Nas varas de Família e Infância e Juventude a Constelação Familiar tem sido bastante utilizada, principalmente em casos de violência doméstica, guarda dos filhos, abandono, divórcio ou adoção. Mostrando-se bastante positiva, a técnica tem ajudado na resolução de processos judiciais de maneira rápida e satisfatória para todas as partes.
Fonte: UCS
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...