sbholos

A Constelação Familiar é uma técnica que vem sendo bastante difundida em vários setores da sociedade. Os métodos envoltos na constelação buscam o entendimento das relações interpessoais de um sistema familiar, mostrando as conexões entre as gerações. O sistema judiciário brasileiro tem se beneficiado da técnica para a recuperação de presos com vícios em drogas.

Essa medida é inteiramente utilizada para a reabilitação de presos, e para entender os motivos pelos quais os fizeram entrar para o crime. Em Santa Catarina, por exemplo, a Constelação Familiar tem sido utilizada para tratar presos com vício em drogas.

Constelação Familiar: para que serve?

Em caso de pessoas encarceradas, a constelação ajudará a entender quais são os padrões familiares que acabaram influenciando na escolha da pessoa que a levou a entrar no mundo do crime. O preso precisa entender esses conflitos internos e suas origens para que seja capaz de fazer uma autorreflexão.

A constelação familiar é um método terapêutico, desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger, que consiste na identificação de traumas familiares que acabam perpetuando comportamentos destrutivos e conflitos na família, segundo a teoria.

Durante a sessão, é feito uma dramatização dos conflitos, o mediador irá ajudar a pessoa a trazer questões que estão causando um incomodo, coisas que podem estar mal resolvidas. Os traumas podem ser qualquer coisa como morte precoce ou inesperada ou rupturas. Situações com essas podem influenciar diretamente no comportamento desse paciente no futuro, muitas vezes, de forma inconsciente.

As sessões podem ser coletivas ou individuais, o mediador ajuda a pessoa a entender seus conflitos de outra forma, e o desafio é despertar empatia pelas outras partes envolvidas na situação. Não há dados nacionais sobre a utilização e as consequências desta prática pelo setor judiciário, porém, em 2016 o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou que ao menos 11 estados brasileiros utilizem da constelação em casos judiciais.

Constelação Familiar no Brasil   

Nas varas de Família e Infância e Juventude a Constelação Familiar tem sido bastante utilizada, principalmente em casos de violência doméstica, guarda dos filhos, abandono, divórcio ou adoção. Mostrando-se bastante positiva, a técnica tem ajudado na resolução de processos judiciais de maneira rápida e satisfatória para todas as partes.

Fonte: UCS

Últimas Postagens

Consultor, coaching e mentor, qual a diferença?

Consultor, coaching e mentor, qual a diferença?

Quero empreender e não sei por onde começar, será que devo contratar um coach? Um consultor? Ou um mentor? Mesmo que esses profissionais estejam relacionados para impulsionar resultados de impacto nos aspectos pessoais, profissionais e nos negócios, estamos diante de...

Quais os benefícios que os cristais podem proporcionar?

Quais os benefícios que os cristais podem proporcionar?

Os Cristais funcionam como amplificadores de energia, a sua força está na capacidade de ampliar e direcionar nossas próprias forças e poderes. Com trabalhos contínuos trazemos para nosso benefício, a prática de interiorizar as características vibracionais das pedras e...

A Lua que te Rege

A Lua que te Rege

Nossa conexão com a lua é tão antiga ao ponto de não ser possível mensurar quando teve início. Sabe-se que a lua rege as marés, plantações, partos, comportamentos, ciclo menstrual, entre outros elementos, estando nós conscientes disso ou não.Porém o que...

Terapias Integrativas

Terapias Integrativas

Já sabemos que o ser humano não é composto somente do seu corpo físico e sim que além desse “vestido” que usamos na nossa jornada terrena há em nós outros corpos que a olho nu não vemos e que compõem quem somos, esses corpos são o mental, o emocional e o espiritual....

× WhatsApp

Pin It on Pinterest