Constelação Familiar, também chamada de Constelação Sistêmica, é um método da psicoterapia elaborado e desenvolvido pelo filósofo, pedagogo e teólogo alemão Bert Hellinger, que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações.
Após anos de pesquisas com famílias em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos, Bert Hellinger chegou à conclusão que todas as pessoas estão conectadas por uma memória familiar. E que essas lembranças, além de crenças, valores morais, traumas e doenças, podem ser passadas de geração para geração, mesmo que de uma maneira inconsciente.
O resultado dessa pesquisa se transformou em um método que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas, chamado de “Ordens do Amor”:
- Hierarquia: é uma ordem cronológica, que coloca os pais antes que os filhos, o primeiro filho antes do segundo, e o amor entre pai e mãe antes do amor entre pais e filhos. Não se trata de definir um grau de importância, mas, sim, respeitar a ordem dos fatos.
- Equilíbrio: se pauta pela necessidade de haver equilíbrio em todas as relações, o que gera respeito e igualdade de condições.
- Pertencimento: todos os membros têm o direito e o dever de serem reconhecidos como pertencentes à família, para que o sistema seja justo e equilibrado. Isso se aplica também a quem morreu precocemente, a deficientes, a filhos abortados, adotados, etc.
Como funciona a sessão?
Na prática, a Constelação Familiar permite trabalhar bloqueios de sentimentos relacionados à qualquer membro ou geração familiar. O terapeuta oferece uma leitura sobre as diferentes dinâmicas que atuam no sistema familiar do paciente, orientando o processo e analisando cada dinâmica quanto ao seu significado.
É importante citar que a Constelação Familiar não tem o objetivo de substituir outras terapias ou se colocar acima da medicina convencional, mas sim servir de complemento.
Fonte: Saúde Integrada
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...