Inteligência Social

A principal diferença entre inteligência social e inteligência emocional é que a inteligência social é basicamente a capacidade de uma pessoa interagir com os outros, enquanto a inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa de reconhecer seus próprios sentimentos.

Inteligência é frequentemente medida por testes de QI. No entanto, a inteligência é muito mais complexa e não mensurável em todos os momentos. Além disso, a inteligência social e emocional são duas medidas de inteligência que são muito cruciais nos níveis de liderança.

O que é Inteligência Social?

A Inteligência Social (SQ) é adquirida pelas experiências do dia a dia, compreendendo diferentes personalidades e aprendendo com o sucesso e os fracassos. Geralmente, nos referimos a isso como “senso comum”.

Às vezes, também podemos interpretar como uma habilidade de uma pessoa que pode se dar bem com a sociedade e obter a cooperação dos outros.

inteligência social ajuda a tomar decisões para o futuro. Por exemplo, você usa seu conhecimento e experiência para melhorar sua carreira. Em outras palavras, o Inteligência Social nos ajuda a sobreviver e alcançar o sucesso em nossas vidas.

Habilidades de Expressividade Social:

Adaptável.
Ouvintes excelentes.
Bons analisadores de comportamentos de pessoas.
Diferentes tipos de personalidades.
Preocupado com a impressão que causa nos outros.

Existem quatro princípios de inteligência social:

Respeito pelos outros.
Aceita diferentes perspectivas.
Consciência comportamental.
Tomada de decisão efetiva.

De acordo com a fórmula “SPACE”, a inteligência social é descrita como um conjunto de comportamentos que contribuem para a inteligência social e as habilidades sociais. S indica consciência situacional; P significa Presença; A indica autenticidade; C para Clareza e E significa Empatia.

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional é obtida através da identificação e gestão de sentimentos próprios e outros. Além disso, a inteligência emocional é usada para tomar decisões sobre a situação atual. Por exemplo, podemos entender o contexto atual identificando expressões faciais de pessoas.

Os seguintes traços significativos podem ser vistos em uma pessoa que tem alto nível de Inteligência Emocional.

Consciência emocional.
Aplica emoções à resolução de problemas e ao pensamento.
Gestão de emoções por ser capaz de controlar os sentimentos de outras pessoas e as próprias emoções.

Resumo – Inteligência Social versus Inteligência Emocional:

Tanto a inteligência social quanto a inteligência emocional são competências imensuráveis que um líder forte deve possuir. A principal diferença entre inteligência social e inteligência emocional é que a inteligência social é basicamente a capacidade de uma pessoa interagir com os outros, enquanto a inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa de reconhecer seus próprios sentimentos.

Autor: Cilene Bonfim

Fonte: Original e Exclusivo

Últimas Postagens

Aromaterapia – Conheça seus benefícios

Aromaterapia – Conheça seus benefícios

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia cujos tratamentos são baseados nos efeitos causados por aromas no organismo das pessoas. Os materiais componentes da técnica são voláteis de plantas, também conhecidos como óleos essenciais, que já tiveram resultados...

O Pilates como Prática Complementar Integrativa do SUS

O Pilates como Prática Complementar Integrativa do SUS

O Pilates é um método de educação corporal amplamente difundido pelo mundo. grande parte da população, se ainda não praticou, pelo menos já escutou falar sobre os benefícios proporcionados pela prática regular desta atividade. atualmente, em...

Como desenvolver a inteligência emocional?

Como desenvolver a inteligência emocional?

Como desenvolver a inteligência emocional de maneira prática? Tenho algumas dicas que podem te ajudar a aplicar na sua vida, tanto para situações pessoais como profissionais! No dia a dia deparamos com problemas que mexem com nosso psicológico, muitas...

10 dicas para relaxar a mente antes de dormir

10 dicas para relaxar a mente antes de dormir

Um sono restaurador é fundamental para melhorar a sua atuação e aumentar a produtividade no dia seguinte Você sabia que as atividades que realiza antes de dormir têm um impacto significativo sobre o funcionamento do seu subconsciente enquanto dorme? E...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp