(54) 9 9685-7950 [email protected]

Inteligência Social

A principal diferença entre inteligência social e inteligência emocional é que a inteligência social é basicamente a capacidade de uma pessoa interagir com os outros, enquanto a inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa de reconhecer seus próprios sentimentos.

Inteligência é frequentemente medida por testes de QI. No entanto, a inteligência é muito mais complexa e não mensurável em todos os momentos. Além disso, a inteligência social e emocional são duas medidas de inteligência que são muito cruciais nos níveis de liderança.

O que é Inteligência Social?

A Inteligência Social (SQ) é adquirida pelas experiências do dia a dia, compreendendo diferentes personalidades e aprendendo com o sucesso e os fracassos. Geralmente, nos referimos a isso como “senso comum”.

Às vezes, também podemos interpretar como uma habilidade de uma pessoa que pode se dar bem com a sociedade e obter a cooperação dos outros.

inteligência social ajuda a tomar decisões para o futuro. Por exemplo, você usa seu conhecimento e experiência para melhorar sua carreira. Em outras palavras, o Inteligência Social nos ajuda a sobreviver e alcançar o sucesso em nossas vidas.

Habilidades de Expressividade Social:

Adaptável.
Ouvintes excelentes.
Bons analisadores de comportamentos de pessoas.
Diferentes tipos de personalidades.
Preocupado com a impressão que causa nos outros.

Existem quatro princípios de inteligência social:

Respeito pelos outros.
Aceita diferentes perspectivas.
Consciência comportamental.
Tomada de decisão efetiva.

De acordo com a fórmula “SPACE”, a inteligência social é descrita como um conjunto de comportamentos que contribuem para a inteligência social e as habilidades sociais. S indica consciência situacional; P significa Presença; A indica autenticidade; C para Clareza e E significa Empatia.

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional é obtida através da identificação e gestão de sentimentos próprios e outros. Além disso, a inteligência emocional é usada para tomar decisões sobre a situação atual. Por exemplo, podemos entender o contexto atual identificando expressões faciais de pessoas.

Os seguintes traços significativos podem ser vistos em uma pessoa que tem alto nível de Inteligência Emocional.

Consciência emocional.
Aplica emoções à resolução de problemas e ao pensamento.
Gestão de emoções por ser capaz de controlar os sentimentos de outras pessoas e as próprias emoções.

Resumo – Inteligência Social versus Inteligência Emocional:

Tanto a inteligência social quanto a inteligência emocional são competências imensuráveis que um líder forte deve possuir. A principal diferença entre inteligência social e inteligência emocional é que a inteligência social é basicamente a capacidade de uma pessoa interagir com os outros, enquanto a inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa de reconhecer seus próprios sentimentos.

Autor: Cilene Bonfim

Fonte: Original e Exclusivo

Últimas Postagens

Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?

Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?

Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...

× Posso ajudar?