A principal diferença entre inteligência social e inteligência emocional é que a inteligência social é basicamente a capacidade de uma pessoa interagir com os outros, enquanto a inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa de reconhecer seus próprios sentimentos.
Inteligência é frequentemente medida por testes de QI. No entanto, a inteligência é muito mais complexa e não mensurável em todos os momentos. Além disso, a inteligência social e emocional são duas medidas de inteligência que são muito cruciais nos níveis de liderança.
O que é Inteligência Social?
A Inteligência Social (SQ) é adquirida pelas experiências do dia a dia, compreendendo diferentes personalidades e aprendendo com o sucesso e os fracassos. Geralmente, nos referimos a isso como “senso comum”.
Às vezes, também podemos interpretar como uma habilidade de uma pessoa que pode se dar bem com a sociedade e obter a cooperação dos outros.
A inteligência social ajuda a tomar decisões para o futuro. Por exemplo, você usa seu conhecimento e experiência para melhorar sua carreira. Em outras palavras, o Inteligência Social nos ajuda a sobreviver e alcançar o sucesso em nossas vidas.
Habilidades de Expressividade Social:
Adaptável.
Ouvintes excelentes.
Bons analisadores de comportamentos de pessoas.
Diferentes tipos de personalidades.
Preocupado com a impressão que causa nos outros.
Existem quatro princípios de inteligência social:
Respeito pelos outros.
Aceita diferentes perspectivas.
Consciência comportamental.
Tomada de decisão efetiva.
De acordo com a fórmula “SPACE”, a inteligência social é descrita como um conjunto de comportamentos que contribuem para a inteligência social e as habilidades sociais. S indica consciência situacional; P significa Presença; A indica autenticidade; C para Clareza e E significa Empatia.
O que é Inteligência Emocional?
Inteligência emocional é obtida através da identificação e gestão de sentimentos próprios e outros. Além disso, a inteligência emocional é usada para tomar decisões sobre a situação atual. Por exemplo, podemos entender o contexto atual identificando expressões faciais de pessoas.
Os seguintes traços significativos podem ser vistos em uma pessoa que tem alto nível de Inteligência Emocional.
Consciência emocional.
Aplica emoções à resolução de problemas e ao pensamento.
Gestão de emoções por ser capaz de controlar os sentimentos de outras pessoas e as próprias emoções.
Resumo – Inteligência Social versus Inteligência Emocional:
Tanto a inteligência social quanto a inteligência emocional são competências imensuráveis que um líder forte deve possuir. A principal diferença entre inteligência social e inteligência emocional é que a inteligência social é basicamente a capacidade de uma pessoa interagir com os outros, enquanto a inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa de reconhecer seus próprios sentimentos.
Autor: Cilene Bonfim
Fonte: Original e Exclusivo
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...