meditação

Por hábito, muitos ligam o piloto automático e não observam como a correria do dia a dia pode desgastar a saúde física e mental. Mas, aos poucos, os sinais de desgaste vão surgindo, com dores de cabeça, estresse e irritabilidade, entre outras inúmeras complicações. Antes de forçar muito o motor conhecido como corpo até ele parar, dedique alguns minutos para você e veja como a meditação pode contribuir para eliminar esses problemas da sua vida, além de ajudar com a melhora da concentração e do foco.

Prática milenar, a meditação ganha a cada dia mais espaço no mundo ocidental. Afinal, descansa a mente e o corpo. Além disso, o praticante consegue controlar as emoções, aumentando o poder de concentração e reduzindo o estresse e a hiperatividade.

Benefícios

O estresse está relacionado com o surgimento de diversas outras doenças. Pesquisa desenvolvida por universidade do Estados Unidos por exemplo, demonstra que a meditação foi capaz de diminuir 40% das consultas médicas.

Entre os benefícios, a prática ajuda a reduzir a ansiedade e combater depressão e estresse. Além disso, melhora a respiração e a qualidade do sono dos praticantes.

Para quem pensar que apenas trabalhar mais trará melhores resultados, é melhor parar alguns minutos para refletir. Afinal, a meditação aumenta também a concentração, atenção e a memória.

Como praticar?

Existem diversas técnicas para meditar. Alguns utilizam mantras, outras priorizam o silêncio. Dessa forma, o ideal é o praticante encontrar o método que mais se identifique, já que os caminhos podem ser diferentes, mas os resultados são os mesmos, contribuindo para o equilíbrio do organismo.

Contar com a ajuda de um profissional é importante para conhecer as técnicas e praticar corretamente, aproveitando assim todos os benefícios. Alguns aplicativos também ajudam nessa tarefa, apresentando diariamente um passo a passo para a pessoa aprender e conseguir meditar perfeitamente.

A prática deve ser uma atividade prazerosa. Entenda que a meditação não é desligar a mente. Para dar início, escolha um ambiente agradável e fique em uma posição confortável, com a postura alinhada. A respiração é muito importante nesta jornada. Portanto, tente eliminar outros pensamentos e concentre-se apenas na respiração, inspirando profundamente e soltando o ar lentamente.

Existem diversas técnicas de respiração que são indicadas na meditação. Outro fator importante: não fique preocupado em acertar tudo no início. É normal não conseguir focar a atenção na respiração e se deixar levar por outros pensamentos. Aos poucos a sua concentração aumentará e você conseguirá aproveitar cada vez mais os benefícios da meditação.

Fonte: Terra

Últimas Postagens

Como Praticar a Empatia

Como Praticar a Empatia

Empatia é compartilhar e tentar compreender os sentimentos e atitudes com a perspectiva do outro. Praticar a empatia de forma ampla é benéfico para ambos envolvidos e pode ser aperfeiçoada a cada dia. A prática da empatia ainda é bastante seletiva, as pessoas tendem a...

Natal: a Origem

Natal: a Origem

“Onde? Como? Quando? Quem? Por quê?” A data O dia 25 de dezembro já é comemorado a milhares de anos, cerca de 7mil anos antes do nascimento de Cristo os romanos comemoravam a data. Mas como era possível comemorar o nascimento de Cristo sem nem ao menos ele ter...

Fitoterapia: saiba o que é, como funciona e para o que serve

Fitoterapia: saiba o que é, como funciona e para o que serve

A fitoterapia é uma prática milenar que consiste no estudo das plantas medicinais e suas aplicações. Para tratar e  também curar doenças. Em geral, denominam-se medicamentos fitoterápicos os que utilizam os extratos de plantas, ao passo que a fitoterapia utiliza a...

Ansiedade X Reiki – A Arte De Acalmar seu Coração

Ansiedade X Reiki – A Arte De Acalmar seu Coração

“O REIKI é uma técnica oriental que poderá ajudar você a controlar sua Ansiedade!” Impactos da Ansiedade Você sabia que o Brasil é o país mais ansioso do mundo? Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 18,6 milhões de pessoas, 9,3% da população brasileira,...

Por que a Empatia é tão importante?

Por que a Empatia é tão importante?

Muitas pessoas confundem empatia com simpatia. A simpatia define a forma como você trata as outras pessoas, mas de forma natural, ou seja, é a maneira como você, naturalmente, sem precisar forçar qualquer coisa, trata os outros. Já a empatia representa a sua...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp