Você quer que as energias positivas fluam na sua casa? Continue lendo este artigo e descubra o que é o Feng Shui.

Feng Shui

Ultimamente existe uma preocupação com as boas energias, especialmente com as energias da nossa casa. Cada vez mais pessoas estão se perguntando o que é o Feng Shui e por que tantas pessoas diariamente decidem seguir os seus princípios, tanto nas suas vidas pessoais quanto na decoração da sua casa.

Há uma tendência de confundir o Feng Shui com estilos decorativos orientais, como o chinês ou o japonês, mas isso está muito longe da realidade.

Se você não gosta desses estilos, não se preocupe, pois o Feng Shui pode ser aplicado a qualquer casa e qualquer tipo de decoração.

Feng Shui não é sinônimo de decoração oriental.

Evidentemente, as culturas orientais estão mais ligadas a essa filosofia, mas isso não significa que ela seja exclusiva do Oriente.

No artigo de hoje, falaremos sobre o que é o Feng Shui e que princípios de decoração você deve seguir para implementá-lo na decoração de sua casa.

O que é o Feng Shui?

De maneira simples e rápida, podemos afirmar que o Feng Shui é uma filosofia milenar que busca o fluxo de energia na vida das pessoas. Seja através de hábitos de meditação ou, neste caso, através da decoração.

De acordo com essa filosofia, cada cômodo da casa tem sua própria energia. Ela depende do uso que é dado ao cômodo.

Por exemplo, o quarto de uma criança não emitirá a mesma energia que a cozinha ou o escritório, se tivermos um em casa.

O principal objetivo desta filosofia é que os ambientes sejam positivos e estejam em harmonia com todos os elementos para que a energia possa fluir e melhorar a vida das pessoas.

Os três princípios básicos do Feng Shui são: esvazie, organize e limpe.

  • Esvazie: tire de sua casa tudo que já esteja velho para que coisas novas possam chegar. Remova as coisas que você não usa mais e se elas estiverem em boas condições, poderá doá-las.
  • Organize: cada objeto tem o seu lugar na casa. Tente fazer com que tudo esteja sempre no lugar, que exista harmonia no espaço com uma boa colocação dos objetos.
  • Limpe: não que a limpeza deva ser uma obsessão, mas a nossa casa deve estar sempre limpa. A higiene é essencial em espaços como a cozinha ou o banheiro.

Por essa regra de três, as decorações que aplicam o Feng Shui possuem os elementos necessários, estão sempre organizadas e se pode respirar a limpeza.

Além disso, é uma filosofia que traz simplicidade aos cômodos e também à vida, pois faz com que as pessoas reconsiderem o que é realmente importante e necessário.

Outros princípios do Feng Shui

Com base nos três princípios fundamentais podemos encontrar outros secundários que complementam os anteriores:

A luz

No Feng Shui, a luz é fundamental, pois é considerada como fonte de energia.

Por esta razão, sempre se busca potencializar a luz natural através de grandes janelas e elementos que forneçam luminosidade, como o uso de cores claras. Evite cortinas de tecidos muito opacos.

A água

De acordo com essa filosofia milenar, a água atrai prosperidade.

As decorações que levam em conta o Feng Shui sempre possuem elementos que evocam a água.

Por exemplo, fontes grandes ou pequenas, em jardins ou interiores. Imagens representando a água, aquários ou grandes vasos com água.

A água é tão importante no Feng Shui que é sempre recomendado dar a descarga do vaso sanitário com a tampa fechada para que a energia não escape.

O fogo

O fogo é fundamental no Feng Shui, pois é um elemento que ajuda a expulsar ou alterar qualquer energia negativa.

Para isso, o uso de velas é vital.

Curvas

O Feng Shui defende elementos de decoração com formas curvas. Por exemplo, móveis com cantos arredondados, como mesas de centro.

Além disso, as mesas de jantar devem ser preferencialmente redondas para que dessa maneira a comunicação entre todos os comensais possa fluir.

A razão para usar curvas nos móveis é também uma questão de segurança, especialmente se você tiver crianças pequenas.

Conclusão

O Feng Shui é uma filosofia milenar que tenta melhorar a vida das pessoas através da simplicidade, limpeza e organização.

Não tem nada a ver com decorações orientais, embora venha do Oriente.

Na verdade, neste artigo demos algumas pinceladas sobre este assunto; no entanto, encorajamos você a pesquisar mais sobre o Feng Shui para aplicar em sua casa o que melhor lhe convier.

Fonte: Dicas Decorativas

×
Olá, tudo bem? Como posso lhe ajudar?

Pin It on Pinterest