procrastinacao

A Procrastinação não está somente na falta de tempo. Nos queixamos da falta dele, porém a procrastinação não envolve somente a gestão do tempo, mas também a necessidade de identificar quais os gatilhos estão nos levando a adiar as tarefas.

Aprender a priorizar é importante e faz parte de otimizar o tempo de acordo com as demandas: não há problema em deixar alguma tarefa para o dia seguinte. As vezes até precisamos de um tempo para amadurecer as ideias antes de tomarmos alguma decisão.

Mas se você analisar que a procrastinação está ocorrendo com frequência e impactando negativamente seus relacionamentos, a saúde física e mental, torna-se necessário identificar e trabalhar isso.

Para Timothy A. Pychyl, professor de Psicologia, na Carleton University no Canadá, a procrastinação constante é uma “inabilidade para gerenciar emoções e impulsos”, afirma em seu livro Solving the Procrastination Puzzle.
 
Alguns dos fatores emocionais que a procrastinação pode causar são: estresse, ansiedade e depressão. Mas sabendo que procrastinar pode prejudicar o bem-estar, por que evidenciamos essa autossabotagem?
 
Quando adiamos algo, é porque provavelmente aquela é uma ação desconfortável ou desagradável e não realizá-la nos traz uma sensação de prazer. Entretanto essa sensação é temporária, já que mais cedo ou mais tarde teremos que resolver o problema.
 
O ser humano tem uma necessidade de buscar satisfação e fugir daquilo que o faz sofrer, portanto a procrastinação nada mais é do que uma estratégia do cérebro para lidar com emoções negativas. Quando esta se torna um estilo de vida, pode ser um sintoma de estado emocional como: ansiedade, depressão e estresse. Outro estado emocional que pode alimentar a procrastinação é o medo, seja ele por fracassar ou até mesmo obter o sucesso.
 
Pessoas com medo adiam decisões e tarefas, pois querem evitar possíveis críticas. As coisas podem não sair da forma esperada então acabam pensando que não darão conta do recado.
 
“O medo é uma das maiores travas que enfrentamos na vida”, diz José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.
 
Agora que conhecemos alguns Gatilhos da Procrastinação, aqui vão algumas dicas que podem nos auxiliar a combater ou amenizar a procrastinação.
 

  • Autoconhecimento: Pergunte-se. O que me afasta dessa atividade?
  • Priorize as atividades de acordo com o impacto que ela pode causar no seu dia a dia;
  • Divida as atividade em partes: Estabeleça metas diárias e avance rumo a conclusão;
  • Reserve um tempo para analisar e organizar todas as tarefas;
  • Tecnologia a seu favor: Existem aplicativos que permitem organizar tarefas e apontar o tempo que dedicou a cada atividade;
  • Use sua criatividade: Pense em maneiras mais agradáveis de realizar suas tarefas;
  • Medite: Existem técnicas que desenvolvem a atenção plena e o mantem no presente.

 
E a última dica para manter a Procrastinação sob controle é: organização, disciplina e eficiência.

Fonte: Life Level

Últimas Postagens

Barra de Access

Barra de Access

UMA NOVA FERRAMENTA QUÂNTICA DE EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA Barras de Access Consciousness é uma terapia corporal que permite desprender-se dos pensamentos, idéias, condicionamentos, emoções, atitudes e crenças limitantes que tenhamos registrados sobre quaisquer situações...

Conhecendo o Coaching

Conhecendo o Coaching

“O Coaching que realmente importa” Você já ouviu falar em Coaching? Algumas pessoas já ouviram falar muito sobre este assunto, outras nunca escutaram essa palavra e talvez a grande maioria ainda não saiba mesmo o que significa. Coaching...

Magia Elemental

Magia Elemental

“Conheça os princípios do misticismo” A Magia é uma prática milenar, derivada de uma força onipresente, onipotente e onisciente, pela qual o Ser busca sua manipulação para fins próprios. É difícil dizer quando o conceito de magia nos foi apresentado pela primeira vez...

Mitologia Nórdica nas Práticas Holísticas

Mitologia Nórdica nas Práticas Holísticas

A mitologia Nórdica está em alta na atualidade, talvez mais em alta que as mitologias gregas, egípcia e romana, isso se deve muito a cultura pop atual, séries de tv como Vikings, The Last Kingdom e agora Ragnarok da Netflix, claro que não podemos deixar de fora o Deus...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp