A Procrastinação não está somente na falta de tempo. Nos queixamos da falta dele, porém a procrastinação não envolve somente a gestão do tempo, mas também a necessidade de identificar quais os gatilhos estão nos levando a adiar as tarefas.
Aprender a priorizar é importante e faz parte de otimizar o tempo de acordo com as demandas: não há problema em deixar alguma tarefa para o dia seguinte. As vezes até precisamos de um tempo para amadurecer as ideias antes de tomarmos alguma decisão.
Mas se você analisar que a procrastinação está ocorrendo com frequência e impactando negativamente seus relacionamentos, a saúde física e mental, torna-se necessário identificar e trabalhar isso.
Para Timothy A. Pychyl, professor de Psicologia, na Carleton University no Canadá, a procrastinação constante é uma “inabilidade para gerenciar emoções e impulsos”, afirma em seu livro Solving the Procrastination Puzzle.
Alguns dos fatores emocionais que a procrastinação pode causar são: estresse, ansiedade e depressão. Mas sabendo que procrastinar pode prejudicar o bem-estar, por que evidenciamos essa autossabotagem?
Quando adiamos algo, é porque provavelmente aquela é uma ação desconfortável ou desagradável e não realizá-la nos traz uma sensação de prazer. Entretanto essa sensação é temporária, já que mais cedo ou mais tarde teremos que resolver o problema.
O ser humano tem uma necessidade de buscar satisfação e fugir daquilo que o faz sofrer, portanto a procrastinação nada mais é do que uma estratégia do cérebro para lidar com emoções negativas. Quando esta se torna um estilo de vida, pode ser um sintoma de estado emocional como: ansiedade, depressão e estresse. Outro estado emocional que pode alimentar a procrastinação é o medo, seja ele por fracassar ou até mesmo obter o sucesso.
Pessoas com medo adiam decisões e tarefas, pois querem evitar possíveis críticas. As coisas podem não sair da forma esperada então acabam pensando que não darão conta do recado.
“O medo é uma das maiores travas que enfrentamos na vida”, diz José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.
Agora que conhecemos alguns Gatilhos da Procrastinação, aqui vão algumas dicas que podem nos auxiliar a combater ou amenizar a procrastinação.
- Autoconhecimento: Pergunte-se. O que me afasta dessa atividade?
- Priorize as atividades de acordo com o impacto que ela pode causar no seu dia a dia;
- Divida as atividade em partes: Estabeleça metas diárias e avance rumo a conclusão;
- Reserve um tempo para analisar e organizar todas as tarefas;
- Tecnologia a seu favor: Existem aplicativos que permitem organizar tarefas e apontar o tempo que dedicou a cada atividade;
- Use sua criatividade: Pense em maneiras mais agradáveis de realizar suas tarefas;
- Medite: Existem técnicas que desenvolvem a atenção plena e o mantem no presente.
E a última dica para manter a Procrastinação sob controle é: organização, disciplina e eficiência.
Fonte: Life Level
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...