1. Tentar pegar atalhos na vida
Embora seja possível que tome atalhos, enquanto você caminha, quando se trata de vida, este conceito não existe, pelo menos não se você pretende experimentar uma vida feliz e produtiva. Cada objetivo na vida tem vários marcos que levam a ele, e só se passar por cada um deles, a sua vida se desenvolverá de acordo com o planejado. Tenta aproveitar a viagem em direção ao seu objetivo e todos os seus pequenos sucessos, em lugar de vê-los como uma perda de tempo. De fato, fazem alcançar o seu objetivo seja ainda mais satisfatório. Tomar a rota mais longa permite crescer, a melhorar e a desenvolver o suficiente para alcançar o seu objetivo da melhor maneira possível.
2. A sensação de não ter tempo para fazer as coisas que você quer fazer
Esta ilusão é uma das melhores, porque nos faz crer que, mais tarde, teremos tempo na vida. A razão pela qual isso é uma ilusão, é porque o tempo é relativo, ter uma hora livre por dia, pode parecer como se não tivesse tempo para fazer nada, mas para outra pessoa, pode ser visto como um tempo para se dedicar ao que é importante para eles. Portanto, o segredo é simplesmente entender o que é importante para você e o que não, e colocá-lo em sua rotina diária, em vez de coisas que não são importantes, como ver televisão ou navegar pelas redes sociais.
3. Pensar que você tem controle sobre a vida
Pode te assustar ouvir que você não tem controle sobre nada em sua vida além de seus pensamentos, mas esses pensamentos também te fará ver as coisas de forma positiva ou negativa. Pense nisso desta maneira: seu celular tem acesso à Internet, mas não controla toda a rede, e apenas pode ver e responder à informação no espaço virtual; de forma semelhante, a sua existência tem lugar principalmente dentro de sua cabeça, e tudo o que acontece ao seu redor, não está sob seu controle. Você pode controlar o que você está procurando no espaço real e o que você vê, mas não o que acontece em qualquer momento.
4. Esperando a felicidade de um fator externo
Como se disse no ponto anterior, a sua existência tem lugar principalmente em sua mente, e tudo o que muda seus sentimentos se deve a uma reação ao que está acontecendo ao seu redor. No entanto, muitas pessoas esperam que algo aconteça no mundo exterior que afete seus sentimentos internos para melhorá-los, mas não é assim que funciona a felicidade.
Pode ser que seja temporariamente feliz se ganhar na loteria, mas se você não sabe como lidar com seus sentimentos de forma adequada, a grande soma de dinheiro também pode ser uma pesada carga que será uma fonte de sofrimento. De repente, você pode pensar: “terei medo que me roubem ou perder todo o dinheiro. Então, cada situação pode levar a pensamentos positivos e negativos, e simplesmente você deve decidir o que você quer ser feliz acima de tudo, a felicidade chegará sempre que você decidir que você quer, não o que “algo” deve dirigi-lo para a felicidade.
5. Tentar controlar outras pessoas
A mente humana, muitas vezes temem qualquer tipo de mudança, já que uma rotina regular nos mantém seguros de que as coisas ruins não nos vão acontecer, mesmo que nossa situação não é positiva. Se temos sido capazes de lidar com esta situação até agora, talvez sejamos capazes de seguir em frente. Então, quando você tentar alterar a outras pessoas que se acostumaram inconscientemente a um comportamento ou uma rotina em particular, pode esperar uma certa resistência de sua parte. Essas pessoas sabem que tem que mudar, mas eles acham que é mentalmente difícil mesmo de começar a pensar no processo.
Além disso, a mudança que está a tentar aplicar a outra pessoa, aplica-se, provavelmente, aos seus valores, mas não necessariamente aos seus valores, por isso que você deve compreender que você não pode mudar outras pessoas, mas você pode alterar a forma em que as vê. Se você entender suas razões e você tem conversas abertas sobre coisas que te incomodam, pode mudar a sua perspectiva, e também você vai ver uma mudança em outros, sem que realmente mudem: o verdadeiro mudança teve lugar em ti.
6. Esperar uma fonte de inspiração ou energia
É possível que você quer fazer algo, mas você está esperando o momento certo, por exemplo, a inspiração para escrever ou motivador para fazer exercício. Ironicamente, esperar uma fonte externa de inspiração ou motivação cria um círculo vicioso que nunca acaba, onde esses elementos externos são avessos a chegar, porque vêm só através de uma ação que começa contigo.
O processo de escrita é o que inspira o escritor, e o exercício é o que fornece a motivação. Se você já fez essas coisas no passado, provavelmente já conhece os sentimentos que as acompanham, sentar-se cinco minutos diante de uma página de escrita se estende por horas e o exercício cansativo se torna mais alerta e enérgico. Não espere que chegue uma fonte externa, porque não vai. Lembre-se que a mudança na maneira em que você se sente só começa dentro de você.
7. Acreditar que o fracasso é um estágio final e indesejável
O fracasso só existe se você deseja alcançar algo e não pode fazer, mas a sua definição depende apenas de como nos relacionamos com ele. O fracasso não é necessariamente algo mau, mas que é como um beco sem saída no labirinto: se você navegar por um labirinto e chegue muitos becos sem saída, eventualmente, você começará a conhecer o lugar e você vai entender onde você está e como chegar lá. Portanto, cada falha que venha a te diz algo acerca de uma fase ou algo no seu caminho que não é bom, então você tem que dar um passo atrás e corrigi-lo. A vida é um grande labirinto, e nossos fracassos podem prejudicar nossa sensação de sucesso, mas nos ajudam a alcançá-la sempre que aprendamos deles.
8. Sentir que você não é bom o suficiente para ter sucesso
Segundo a psicóloga e escritora Susan Jeffers, a sensação de que não somos bons o suficiente para algo que é a base de todos os nossos medos; Medo de que a nossa morte porque não sabemos se vamos estar satisfeitos com nossas vidas, quando chegar esse momento, e também a morte de nossos entes queridos, por medo de não sermos capazes de fazer frente a esta situação.
Estes são exemplos extremos dos medos fundamentais que existem na vida de todas as pessoas, mas isso também acontece com qualquer outro receio, e há uma pequena prova que pode ajudá-lo a saber se você pode lidar com uma situação ou não: pergunte a si mesmo se você já se encontra em uma situação que você acha que você não pode controlar; se a resposta é sim, isso significa que você pode superá-la.
Nunca precisará levar mais do que pode carregar, porque já carrega o forte sentimento do medo, e se quiser libertar-se, deixa esse medo. Você pode precisar de apoiá-lo em outros, às vezes, mas seus amigos e familiares fazem parte da caixa de ferramentas que te faz capaz de lidar com tudo da maneira correta.
Fonte: Carreiras Jurídicas