Inteligência Emocional

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A inteligência emocional é um conceito criado pelo psicólogo americano Daniel Goleman. Trata-se da habilidade de reconhecer e lidar com sentimentos, tanto os seus quanto o das pessoas com quem convive. Desenvolver a Inteligência emocional é primordial para qualquer tipo de relacionamento.

Com autogestão de emoções, agindo com racionalidade e de maneira objetiva, os benefícios surgem desde o convívio profissional até o social.

Antes de tudo, é importante se conhecer para conseguir descobrir estes fatores, alguns métodos são indicados, como: buscar estratégias mentais, processo de neurolinguística e até mesmo a psicoterapia.

1 – AUTOCONHECIMENTO
Saber seus pontos fortes e fracos, te torna ainda mais forte para os desafios do dia-dia, para facilitar a análise de si mesmo, liste todos suas qualidades e defeitos, fazendo uma reflexão de como podem ser usadas, no caso das positivas, e melhorado, no caso das negativas.

2 – INTELIGÊNCIA SOCIAL
Quanto mais qualificadas forem seus contatos, mais oportunidades você terá na vida. Ter pessoas engajadas no seu círculo de amizades faz com que surjam as possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

3 – LIDERANÇA
As pessoas não seguem perdedores, seguem líderes, mas é importante não confundir liderança com autoritarismo, pois, um líder não força as pessoas a segui-lo, mas sim transmite a segurança e faz com que todos tenham a sensação que o seguir é o melhor a fazer. O líder tem o respeito natural, fazendo os indivíduos terem o prazer em segui-lo.

4 – GESTÃO DE EMOÇÕES
Sendo aliadas ou inimigas, as emoções podem abrir e fechar portas profissionais e sociais. Para ser uma pessoa bem-sucedida, você precisa aprender a gerenciá-las. Medo, ansiedade e insegurança, podem acabar te fazendo desistir. Já a motivação, por exemplo, faz com que tenha toda a energia necessária para as conquistas.

Enfim, agora é só colocar em prática estes ensinamentos para se autodesenvolver e alcançar seus objetivos.

Fonte: SUGAR

Olá, tudo bem? Como posso lhe ajudar?
Powered by

Pin It on Pinterest