Inteligência emocional

Em tempos de saltos tecnológicos e relações virtuais, a inteligência emocional tem sido amplamente discutida em cenários de convívio social como escolas, cursos, faculdade e trabalho. 

Inteligência emocional foi um dos assuntos mais pesquisados pelos brasileiros nos últimos 12 meses, com crescimento de 88%, segundo Google Trends e isso acontece, porque tais habilidades não são técnicas, são comportamentais e é isso que as empresas buscam. 

Existem alguns gatilhos emocionais que precisam ser observados se você deseja crescer na carreira. A coach nas áreas de liderança, gestão e desenvolvimento pessoal e profissional, Lilian Carmo, disponibilizou algumas dicas que podem ajudar no equilíbrio emocional, confira: 

 

1. Conheça as suas emoções 

Entenda qual emoção move suas ações, ou seja, qual energia vibracional move seu acordar, sua tomada de decisão, suas relações interpessoais e até mesmo o alcance das suas metas. Ao identificar os seus sentimentos e associá-los às suas ações e resultados, é possível entender o próprio padrão de comportamento e ajustá-lo conscientemente a fim de conquistar mais qualidade de vida, melhores relações interpessoais e, consequentemente, resultados mais assertivos na carreira e nos negócios. 

2. Use as emoções a seu favor 

Após entender quais fazem parte do seu dia a dia e quais te levam a agir, bem como quais resultados obtém quando usa cada uma, você poderá canalizá-las para melhorar resultados. 

Em um momento de ansiedade e stress no trabalho, busque encontrar as melhores ações no presente e foque no agora. Planeje o seu dia com um pequeno olhar para o futuro, com o intuito de adequar rota. Parar de sofrer pelo futuro e olhar para o presente com ações planejadas já proporcionam a redução da ansiedade. É aqui que muitos executivos têm buscado formação em mindfulness, ferramenta que ensina a se conectar com o agora.

3. Busque se auto motivar 

O motor propulsor do seu desenvolvimento precisa estar atrelado ao seu propósito de vida, em outras palavras, à sua razão de ser e existir. Descubra o que verdadeiramente te faz acordar feliz e invista nas tarefas que te aproximam deste propósito. Quando você entende que pode fazer a diferença em qualquer atividade que realiza, passa a tornar a concorrência irrelevante. Porém, isso só é possível se você buscar “mover-se para a ação” diariamente. Neste caso, o melhor combustível é executar as tarefas com amor e atenção aos detalhes, destacando sua excelência e garantindo empregabilidade mesmo em tempos de crise. 

4. Desenvolva a empatia 

Aprender a se colocar no lugar do outro, entendendo como este “outro” pensa e sente, é uma importante ferramenta para quem lidera e influencia equipes. Isso diferencia líderes de chefes, afinal, enquanto chefes se preocupam apenas com tarefas e metas, os líderes inspiram e engajam pessoas a alcançarem desafios maiores. 

Esse último tipo, o líder, usa as emoções a seu favor, incentiva as pessoas a atingirem indicadores e metas audaciosas, felizes e motivadas a dar o melhor de si em prol de todos. Um colaborador engajado, quando entende que é um importante agente de mudança e transformação, faz não apenas por ele mesmo, como também pelo time e pela empresa. 

5. Conecte-se com outras pessoas 

Sozinho você pode até ir mais rápido, porém, não irá longe. Um profissional de referência é aquele que faz junto, que cresce e contribui com os outros, para que estes também cresçam. O sucesso na carreira e nos negócios exige, cada vez mais, estar envolvido e conectado com outras pessoas, a fim de alcançar resultados e metas tanto profissionais quanto pessoais. Se você quer crescer na carreira, terá de aprender a se conectar e extrair o melhor de si mesmo e dos outros.

Fonte: Bonde

 

Últimas Postagens

Consultor, coaching e mentor, qual a diferença?

Consultor, coaching e mentor, qual a diferença?

Quero empreender e não sei por onde começar, será que devo contratar um coach? Um consultor? Ou um mentor? Mesmo que esses profissionais estejam relacionados para impulsionar resultados de impacto nos aspectos pessoais, profissionais e nos negócios, estamos diante de...

Quais os benefícios que os cristais podem proporcionar?

Quais os benefícios que os cristais podem proporcionar?

Os Cristais funcionam como amplificadores de energia, a sua força está na capacidade de ampliar e direcionar nossas próprias forças e poderes. Com trabalhos contínuos trazemos para nosso benefício, a prática de interiorizar as características vibracionais das pedras e...

A Lua que te Rege

A Lua que te Rege

Nossa conexão com a lua é tão antiga ao ponto de não ser possível mensurar quando teve início. Sabe-se que a lua rege as marés, plantações, partos, comportamentos, ciclo menstrual, entre outros elementos, estando nós conscientes disso ou não.Porém o que...

Terapias Integrativas

Terapias Integrativas

Já sabemos que o ser humano não é composto somente do seu corpo físico e sim que além desse “vestido” que usamos na nossa jornada terrena há em nós outros corpos que a olho nu não vemos e que compõem quem somos, esses corpos são o mental, o emocional e o espiritual....

× WhatsApp

Pin It on Pinterest