Inteligência emocional

Em tempos de saltos tecnológicos e relações virtuais, a inteligência emocional tem sido amplamente discutida em cenários de convívio social como escolas, cursos, faculdade e trabalho. 

Inteligência emocional foi um dos assuntos mais pesquisados pelos brasileiros nos últimos 12 meses, com crescimento de 88%, segundo Google Trends e isso acontece, porque tais habilidades não são técnicas, são comportamentais e é isso que as empresas buscam. 

Existem alguns gatilhos emocionais que precisam ser observados se você deseja crescer na carreira. A coach nas áreas de liderança, gestão e desenvolvimento pessoal e profissional, Lilian Carmo, disponibilizou algumas dicas que podem ajudar no equilíbrio emocional, confira: 

 

1. Conheça as suas emoções 

Entenda qual emoção move suas ações, ou seja, qual energia vibracional move seu acordar, sua tomada de decisão, suas relações interpessoais e até mesmo o alcance das suas metas. Ao identificar os seus sentimentos e associá-los às suas ações e resultados, é possível entender o próprio padrão de comportamento e ajustá-lo conscientemente a fim de conquistar mais qualidade de vida, melhores relações interpessoais e, consequentemente, resultados mais assertivos na carreira e nos negócios. 

2. Use as emoções a seu favor 

Após entender quais fazem parte do seu dia a dia e quais te levam a agir, bem como quais resultados obtém quando usa cada uma, você poderá canalizá-las para melhorar resultados. 

Em um momento de ansiedade e stress no trabalho, busque encontrar as melhores ações no presente e foque no agora. Planeje o seu dia com um pequeno olhar para o futuro, com o intuito de adequar rota. Parar de sofrer pelo futuro e olhar para o presente com ações planejadas já proporcionam a redução da ansiedade. É aqui que muitos executivos têm buscado formação em mindfulness, ferramenta que ensina a se conectar com o agora.

3. Busque se auto motivar 

O motor propulsor do seu desenvolvimento precisa estar atrelado ao seu propósito de vida, em outras palavras, à sua razão de ser e existir. Descubra o que verdadeiramente te faz acordar feliz e invista nas tarefas que te aproximam deste propósito. Quando você entende que pode fazer a diferença em qualquer atividade que realiza, passa a tornar a concorrência irrelevante. Porém, isso só é possível se você buscar “mover-se para a ação” diariamente. Neste caso, o melhor combustível é executar as tarefas com amor e atenção aos detalhes, destacando sua excelência e garantindo empregabilidade mesmo em tempos de crise. 

4. Desenvolva a empatia 

Aprender a se colocar no lugar do outro, entendendo como este “outro” pensa e sente, é uma importante ferramenta para quem lidera e influencia equipes. Isso diferencia líderes de chefes, afinal, enquanto chefes se preocupam apenas com tarefas e metas, os líderes inspiram e engajam pessoas a alcançarem desafios maiores. 

Esse último tipo, o líder, usa as emoções a seu favor, incentiva as pessoas a atingirem indicadores e metas audaciosas, felizes e motivadas a dar o melhor de si em prol de todos. Um colaborador engajado, quando entende que é um importante agente de mudança e transformação, faz não apenas por ele mesmo, como também pelo time e pela empresa. 

5. Conecte-se com outras pessoas 

Sozinho você pode até ir mais rápido, porém, não irá longe. Um profissional de referência é aquele que faz junto, que cresce e contribui com os outros, para que estes também cresçam. O sucesso na carreira e nos negócios exige, cada vez mais, estar envolvido e conectado com outras pessoas, a fim de alcançar resultados e metas tanto profissionais quanto pessoais. Se você quer crescer na carreira, terá de aprender a se conectar e extrair o melhor de si mesmo e dos outros.

Fonte: Bonde

 

Últimas Postagens

A natureza é o melhor remédio

Manter a saúde física e mental equilibrada não depende exclusivamente de medicamentos. Estabelecer uma rotina que agregue hábitos saudáveis no dia a dia é essencial para prevenir doenças. Nesse sentido, a prática de atividades em áreas verdes e o contato...

Feng Shui: Cuide bem da energia da cama para dormir bem

Qual é a melhor posição de uma cama num quarto para se ter uma boa noite de sono? Afinal, segundo o Feng Shui, qual é a melhor posição de uma cama num quarto para se ter uma boa noite de sono? Esta é uma das perguntas que mais recebo via e-mail ou escuto...

Meditar pode melhorar a saúde?

Todos os tipos de meditação cultivam atenção e consciência, e pesquisas mostram que a prática pode reforçar a concentração Quando você ouve a palavra meditação, pode pensar em sentar de pernas cruzadas com os olhos fechados – respirar...

Feng shui: pets podem garantir boas energias para o lar

De acordo com o Feng Shui, tudo o que nos rodeia ou o que fazemos gera energia. Seguindo este princípio, a corrente de pensamento chinesa afirma que os ambientes estão sujeitos tanto a forças benéficas, quanto nocivas. Sendo assim, as pessoas podem gozar...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp