Liderança disruptiva

Liderança disruptiva se refere ao estilo de alguns líderes se relacionarem de forma não tradicional com seus liderados, mudando modelos hierárquicos, se adaptando agilmente às mudanças (de olho no futuro), agilizando o compartilhamento de ideias e o trabalho em equipe e, mais que isso, criando times dentro de times, que se inter-relacionam “como irmãos”.

Sim, algumas das palavras acima parecem um tanto óbvias, outras, bastante inusitadas para uma descrição de modelo de liderança e motivação de equipes. Mas é exatamente por isso que se trata de uma liderança disruptiva, em que tudo o que você esperaria pode não estar lá (ou estar…). O importante é o resultado, mas é claro que a maneira de chegar a ele, o modelo desse processo, importa muito.

Um dos mais conceituados especialistas em liderança disruptiva começou a escrever sobre o assunto e dar palestras sobre isso depois que pediu dispensa de seu posto de líder.

Depois de uma reportagem na revista Rolling Stones em que tirava um sarro do vice-presidente americano, Joe Biden, e das tropas aliadas francesas, o general Stanley A. McChrystal pediu demissão de seu posto de comandante em chefe das forças americanas no Afeganistão.

“Liderança era sobre conexão e um alto senso de missão. Então, todos que ali estavam eram como irmãos”

Talvez esta frase explique sua atitude totalmente contrária aos rigores da hierarquia militar.

Vamos entender mais sobre suas ideias e também a de outro especialista em liderança disruptiva, Otto Scharmer, do MIT, e tentar aprender com eles a melhor maneira de gerenciar nossas equipes de trabalho no dia a dia.

Liderança disruptiva segundo dois especialistas no assunto

Liderança disruptiva na perspectiva de McChrystal

Durante mais de 2 duas décadas em que serviu às Forças Armadas Americanas, McChrystal notou que a liderança era focada na humilhação e submissão dos liderados. O erro era punido sempre.

Para ele, os líderes também cometem erros a todo tempo e, por isso, devem ajudar o grupo em longo prazo, construindo e encorajando as pessoas e suas relações, não acabando com elas.

“A liderança disruptiva faz aquilo que nos parece óbvio: olha para o outro como ser humano, não como uma ferramenta inanimada que serve para cumprir ordens”

Comenta o general. E frisa que a liderança disruptiva está baseada em fortalecer as qualidades e enxergar os erros como momentos de aprendizado:

“A arte de ser disruptivo é encontrar o melhor caminho, com o menor risco de cair muitas vezes, o que levará a um lugar melhor (seja ele concreto ou não)”

Em seu site, McChrystal sugere um organograma para que as empresas transformem a estrutura de comando em uma estrutura de equipe de equipes, confira:

Liderança disruptiva

Para entender de forma totalmente clara as ideias de McCrystal, acompanhe este vídeo do TED Talks:

Otto Scharmer e a liderança Disruptiva

Com vários livros publicados e muitos estudos na área, Scharmer tem uma abordagem mais focada em como os líderes disruptivos devem antever o futuro e suas transformações sociais enquanto elas acontecem e reagir a elas o mais rapidamente possível.

Para ele, a liderança disruptiva tem um papel fundamental para as organizações se adaptarem às mudanças e construir o futuro.

Suas publicações mais recentes são:

  • Leading from the Emerging Future: From Ego-System to Eco-System Economies
  • Theory U: Leading from the Futures as it Emerges

Poderíamos traduzir como: “Liderando do Futuro Emergente: Do Ego-Sistema às Economias do Eco-Sistema” e ” Teoria U: Liderando do Futuro à medida que ele Emerge”.

Em poucas palavras, é possível resumir suas ideias em 4 questionamentos importantes:

  • Diante de um cenário disruptivo, que futuro emergente já é possível discernir?
  • Como lidamos com o futuro emergente?
  • Que estrutura econômica evolutiva pode nos guiar?
  • Como podemos criar estratégias práticas que nos ajudem a operar a partir do futuro que queremos criar?

Para mergulhar profundamente nas ideias de Scharmer, você pode fazer estes cursos online do edX, ambos gratuitos:

  • Como sentir e atualizar o futuro: Awareness-Based Systems Change with u.lab – How to Sense and Actualize the Future
  • Liderando do Futuro Emergente: u.lab: Leading From the Emerging Future

Fonte: Heflo

Últimas Postagens

Pets precisam de cuidados nas festas de final de ano

Pets precisam de cuidados nas festas de final de ano

Os fogos de artifício também podem deixar animal estressado, ansioso e com medo Uma das preocupações nesta época do ano para quem tem cães e gatos é o risco de choque elétrico e outros acidentes domésticos. Os atrativos pisca-piscas das árvores de Natal, bem como os...

Oito formas de usar a cor de 2020 a seu favor

Oito formas de usar a cor de 2020 a seu favor

Use toda força do verde no novo ano Verde é a cor de 2020. O número que representa o novo ano, 4, traz a energia dessa cor. O verde traz equilíbrio e serenidade para a resolução de questões da nossa vida de forma organizada, clara e com responsabilidade. Veja algumas...

Yoga na gravidez: quando pode?

Yoga na gravidez: quando pode?

Quando uma mulher descobre que está grávida, é natural que surjam muitas dúvidas e perguntas, sobre os mais variados assuntos. Um deles, muito comum é: “Posso fazer atividade física? Sim? Qual? Desde quando?”. Uma das práticas mais indicadas ou procuradas pelas...

Meditação veio para ficar porque funciona mesmo

Meditação veio para ficar porque funciona mesmo

Podemos dizer que a meditação está na moda novamente. O que é algo estranho de se colocar, pois as práticas meditativas, originárias da Índia, já têm uma história de mais de seis mil anos. Da Índia foi para China, Japão e, em algum momento, espalhou-se pelo ocidente....

Como o Feng Shui pode melhorar sua Primavera

Como o Feng Shui pode melhorar sua Primavera

O que é Feng Shui? Essa é uma antiga arte chinesa que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente. Essa harmonia é alcançada através da energia Ch’i, que é a força universal da vida. Quanto mais energia Ch’i existir em um ambiente, mais equilibrado...

× WhatsApp

Pin It on Pinterest