Descubra um pouco mais sobre a Meditação Mindfulness, técnica que vai te ajudar a usufruir melhor de sua mente e ter mais foco.

meditacao-mindfulness

Não seria extraordinário conseguir controlar seus pensamentos? Selecionar e filtrar aquilo que é mais conveniente na hora? Aproveitar cada segundo de sua refeição ou ter um foco tão grande que as coisas se desenvolvem de forma fluída e você consegue absorver cada detalhe?

Acredite em mim, tudo isso é possível, e o “truque” por trás de todos esses objetivos se chama Meditação Mindfulness, ou algo como “atenção plena”.

Claro que você deve estar se perguntando, mas o que é Meditação Mindfulness? Qual a diferença dela para algum outro método padrão de Meditação? Como posso fazê-la e quais são os benefícios que vou ter? Neste artigo responderei todas as suas perguntas e vou te ajudar a descobrir um pouco mais desse método que virou febre no ocidente nos últimos anos.

O que é Meditação Mindfulness?

Para começarmos a falar sobre Meditação Mindfulness primeiro precisamos entender exatamente o que é essa técnica.

A Meditação Mindfulness é uma técnica desenvolvida por um médico da Universidade de Massachusetts em 1970, e é um desenvolvimento de uma técnica feita pelo próprio Buda chamada Vipassana.

Vipassana é ligado a um estilo religioso enquanto Mindfulness é completamente conectada a desenvolvimento científico da medicina moderna, se baseando em como a mente humana funciona e como pode conquistar o foco pleno para melhorar os resultados de sua vida em sua totalidade.

Mindfulness é ter consciência exata do que estamos fazendo e ter a percepção completa daquela ação ou daquela coisa. Ou seja, não deixar a sua mente “vagando” por aí, e sim ter o foco total naquela tarefa que você está executando.

A técnica basicamente te ensina como filtrar exatamente o que você tem que focar naquela hora e enxergar uma percepção mais ampla, deixando para trás temas que vem em sua cabeça como “ e se eu tivesse feito aquilo” ou “ daqui a 10 anos farei isso”.

Mesmo que seja importante você planejar o seu futuro ou enxergar os erros cometidos no passado, mais importante ainda é você ter o foco pleno e conseguir utilizar sua mente para o presente, e conseguir ter a percepção de coisas que antes não estavam tão claras em sua mente por conta dessas pequenas distrações.

Como Funciona o Mindfulness?

Esqueça todo aquele pensamento retrógrado de que a Meditação é simplesmente sentar no chão de pernas cruzadas em um lugar silencioso e respirar fundo, nada disso.

Claro que ainda existem diversos meios de Meditar, mas o Mindfulness em questão é algo completamente diferente do que estamos acostumados a ver.

Basicamente, a técnica se baseia em concentração plena, não existe ao certo uma posição ou algum ambiente que tenha que estar para realizar este método, basta estar disposto a colocar seu foco em prática.

Por se tratar de um método totalmente voltado para o foco do momento, basta você se concentrar naquilo que está fazendo naquela hora, eliminar qualquer tipo de distração e focalizar sua mente em um só lugar: O agora.

Por isso, esqueça as redes sociais caso esteja em um momento que necessite de foco, nem pense em fazer diversas tarefas de uma só vez, diga não para aquilo que vai te distrair mais, tenha consciência que o foco deve ser sua ação imediata

Por exemplo, a próxima vez que for comer, tente saborear o alimento, aproveite cada pedaço que colocar na boca, sinta a textura e o sabor de cada parte, tente ao máximo focar naquilo, se fizer isso você já estará executando Mindfulness.

Você pode também tentar executar essa prática de olhos fechados, se concentrando apenas em sua respiração, sentindo o ar que você inspira e escutando o que você expira. Desta forma você vai aprender a controlar o seu foco, e isso serve para todas as atividades da sua vida.

Vai realizar algum trabalho? Use a Meditação Mindfulness, se concentre naquilo, esqueça o mundo ao redor, se afaste do celular, absorva as informações que está coletando e transmita sua energia através da ação que esteja fazendo.

5 Benefícios da Meditação Mindfulness

Como pudemos observar essa técnica é muito simples porém bastante eficaz e traz diversos benefícios para o nosso cotidiano como por exemplo:

1.  Melhora a sua memória

Por se tratar de um método que tem como prioridade o foco pleno de alguma ação, o Mindfulness também ajuda, e muito, a melhorar e desenvolver a sua memória.

Afinal, estamos falando de uma técnica que te ajuda a absorver todas as informações que você está recebendo naquele momento, dessa forma, é muito mais fácil você conseguir ativar a sua memória com informações que chegam completas em sua mente.

Com isso, é um estilo muito eficaz para quem, por exemplo, precisa estudar para alguma prova importante ou realizar um projeto a médio prazo.

 Já que tudo que você focou está fresco em sua memória, ajudando você a ter uma melhor performance e lembrar das coisas, principalmente recentes, de uma forma mais clara.

2. Ajuda com o Emagrecimento

Poderíamos estar falando de uma suposição, mas não estamos, o Mindfulness realmente ajuda você a perder peso e emagrecer, e o porque disso?

Simples, você tem um maior controle do que você está ingerindo e com isso, consegue filtrar aquilo que você deve consumir ou não.

Assim sendo, tudo que você está colocando no garfo e vindo para sua boca está sendo analisado pela sua mente, gerando seu foco pleno para aquilo, fazendo com que tenha mais receio de certas alimentações e demore mais para consumir um alimento. Além de comer de forma consciente e dosada.

3. Ajuda você a ter uma melhor tomada de decisão

Outro ponto chave da Meditação Mindfulness é que como você se encontra em total estado de concentração, toda ação que você executa tem um filtro maior para ser tomada.

Ou seja, seu cérebro consegue analisar melhor qual decisão tomar, encontrando os caminhos e as consequências daquela decisão que você escolheu.

Com essa técnica você simplesmente não toma uma decisão baseada em emoções ou alguma interferência sua mente possa criar no momento de tensão, nada disso.

Sua decisão é tomada baseado em seu foco e nas informações que você absorveu em sua mente, fazendo com que seja algo muito mais elaborado e pensado, e gere um resultado muito mais positivo do que outra decisão feita sem concentração ou foco.

4. Reduzir o Estresse

Esse é um item básico de quase toda técnica de Meditação, e não seria diferente com a Mindfulness.

É fácil imaginar que, seu cérebro estando focado, sem pensamentos alheios e desinteressantes seu estresse tende a diminuir.

Afinal, seu foco estará centrado em alguma atividade, sua mente nem vai se lembrar de algo que possa vir a te irritar, e pequenas coisas que serviam como maneiras de “acabar com o seu dia”, são tratadas de forma irrelevante.

5. Aumentar a sua Percepção sobre as coisas

Por último temos um dos melhores benefícios que a Meditação Mindfulness trás que é aumentar a sua percepção sobre as coisas.

Depois que você começa a executar o método e seu foco aumenta, você começa a enxergar certas coisas de maneiras diferentes que antes não eram vistas por você.

Por exemplo: Um tijolo que serve apenas para construção de um imóvel em geral, começa a ser visto como apoio para livro ou um peso para colocar na porta.

Sua imaginação e criatividade vão sendo aguçadas, afinal, sua mente está mais centrada em descobrir diversas alternativas e encontrar meios diferentes de executar alguma ação.

Tudo aquilo que só tinha uma função, ou aquela pergunta com apenas uma resposta, começam a ter diversas segmentações e sua mente vai trabalhando para descobrir o caminho de cada uma delas.

Como conseguimos ver o Método Mindfulness é muito eficaz para quem quer conseguir ampliar sua concentração, evoluir o seu foco e ganhar diversos benefícios para melhorar e transformar sua vida de uma maneira simples, prática e eficaz.

Fonte: Realizador de Metas

Últimas Postagens

Aromaterapia – Conheça seus benefícios

Aromaterapia – Conheça seus benefícios

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia cujos tratamentos são baseados nos efeitos causados por aromas no organismo das pessoas. Os materiais componentes da técnica são voláteis de plantas, também conhecidos como óleos essenciais, que já tiveram resultados...

O Pilates como Prática Complementar Integrativa do SUS

O Pilates como Prática Complementar Integrativa do SUS

O Pilates é um método de educação corporal amplamente difundido pelo mundo. grande parte da população, se ainda não praticou, pelo menos já escutou falar sobre os benefícios proporcionados pela prática regular desta atividade. atualmente, em...

Como desenvolver a inteligência emocional?

Como desenvolver a inteligência emocional?

Como desenvolver a inteligência emocional de maneira prática? Tenho algumas dicas que podem te ajudar a aplicar na sua vida, tanto para situações pessoais como profissionais! No dia a dia deparamos com problemas que mexem com nosso psicológico, muitas...

10 dicas para relaxar a mente antes de dormir

10 dicas para relaxar a mente antes de dormir

Um sono restaurador é fundamental para melhorar a sua atuação e aumentar a produtividade no dia seguinte Você sabia que as atividades que realiza antes de dormir têm um impacto significativo sobre o funcionamento do seu subconsciente enquanto dorme? E...

Como funciona a Aromaterapia?

Como funciona a Aromaterapia?

Faça esta terapia em busca de estabilidade emocional e autoconhecimento!Você já se perguntou o que é Aromaterapia? Como já diz o nome, é uma terapia por meio de aromas que possibilitam o conforto tanto físico, quanto psicológico. Para um tratamento...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp