Entre os novos empresários e empreendedores, a Mentoria é a bola da vez, pois se trata de um modelo de ensinamento e negócios que está em alta!

mentoria

Aliás, tenho ouvido muito sobre o assunto nas rodas de debates. Ouso dizer até que, atualmente, quem não tem um mentor ou não participa de um processo desses, pode estar perdendo uma grande oportunidade de fazer grandes negócios e apreender técnicas e estratégias que jamais aprenderia sozinho. 

Mas você sabe o que é mentoria?

Com origem na língua inglesa, mentoria vem de metoring. Basicamente, essa é uma ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste na ajuda oferecida por alguém experiente a outro com menos experiência, ou que precise de auxílio.

Obrigatoriamente, o mentor deve possuir um conhecimento bem avançado sobre determinada área de atuação e, por isso, se qualifica para guiar e aconselhar seus “mentorados”.

Essa vivência de procurar o conselho de alguém com mais know-how, ou que nos inspire, já está virando prática comum e indispensável no mundo dos negócios. Basta conversar com qualquer empreendedor bem-sucedido e você logo vai descobrir que ele buscou conselhos de um especialista com maior bagagem pelo menos uma vez durante sua trajetória.

Na verdade, é até raro alcançar ao sucesso e permanecer nele sozinho. No universo corporativo, é muito comum – e extremamente necessária – a procura por orientação de pessoas que já chegaram lá.

É por isso que, hoje, todo profissional que se destaca um pouco mais em sua área de atuação já o faz ou logo irá aplicar um processo de mentoria. Além de ajudar outros profissionais e empresários, a atividade tem se tornado um negócio rentável e bastante lucrativo para os mentores.

Como funciona?

Geralmente, o processo dura entre seis meses a um ano. Os mentores formam grupos de 10 a 30 pessoas, com dois ou três encontros ao vivo, além de outros online. Nessas reuniões, o intuito é trocar ideias, informações, fazer networking e aprender técnicas de quem já alcançou resultados concretos.

É preciso estar apto a ouvir e absorver as dicas e conselhos do seu mentor. Ao longo do processo, você terá a oportunidade de aprender e evoluir muito com as experiências que o profissional escolhido já viveu. É, de fato, uma chance única, que acaba por oferecer mais segurança nas tomadas de decisões, além de direcionar os “mentorados” para os melhores caminhos.

Os valores podem variar entre 10 mil a 150 mil reais, dependendo do prazo, de quem está aplicando e do conteúdo programático. Mas eu posso dizer, com toda a certeza, que esse é um investimento excelente para quem quer prosperar. 

Como escolher a melhor mentoria

Esse é um ponto crucial ao qual é necessário prestar atenção, pois a mentoria é um investimento que precisa estar de acordo com os seus objetivos e propósitos.

A principal e melhor dica que posso compartilhar com vocês é: faça a mentoria com alguém que lhe inspire, que você admire e que você considere o seu verdadeiro mentor.

Recomendo que você entenda o momento pelo qual a sua empresa está passando e, principalmente, onde quer chegar, antes de definir o mentor que melhor poderá te ajudar nesse processo. Busque também por área de atuação.

No entanto, não importa qual seja o seu ramo, é essencial confiar muito no profissional e conhecer todo o programa com antecedência para não se arrepender depois, pois não é um investimento baixo.

Por que investir em uma mentoria?

Pense nessa hipótese: você tem um problema, mas está com dificuldades em achar a melhor solução. Escutar opiniões e conselhos diversos de pessoas que você já conhece pode ser uma alternativa favorável para resolver a sua questão. Bem, em partes, é nisso que consiste a mentoria.

O mentor lhe dá suporte e encorajamento para que você gerencie o seu próprio aprendizado, maximize o seu potencial e desenvolva todas as suas habilidades. Assim, você terá a oportunidade de aprimorar a sua performance e tornar-se uma pessoa melhor.

Além disso, o ganho de conhecimento, a troca de vivências e o apoio de um especialista experiente aumenta a sua autoestima e autoconfiança. O mentor de verdade ajuda você a encontrar um sentido para a sua vida e para a sua carreira. Você passa a ser capaz de avaliar se está no caminho certo, a enxergar seus sonhos, ideais, princípios, valores, conhecimentos e atitudes.

No entanto, um dos pontos mais positivos é a ampliação do networking que se faz durante o processo, que é tão intenso a ponto de se fazer novos amigos para a vida toda.

Autor: Fernando Pigatti – CEO da Pigatti Contabilidade
Fonte: Contábeis

Últimas Postagens

A natureza é o melhor remédio

Manter a saúde física e mental equilibrada não depende exclusivamente de medicamentos. Estabelecer uma rotina que agregue hábitos saudáveis no dia a dia é essencial para prevenir doenças. Nesse sentido, a prática de atividades em áreas verdes e o contato...

Feng Shui: Cuide bem da energia da cama para dormir bem

Qual é a melhor posição de uma cama num quarto para se ter uma boa noite de sono? Afinal, segundo o Feng Shui, qual é a melhor posição de uma cama num quarto para se ter uma boa noite de sono? Esta é uma das perguntas que mais recebo via e-mail ou escuto...

Meditar pode melhorar a saúde?

Todos os tipos de meditação cultivam atenção e consciência, e pesquisas mostram que a prática pode reforçar a concentração Quando você ouve a palavra meditação, pode pensar em sentar de pernas cruzadas com os olhos fechados – respirar...

Feng shui: pets podem garantir boas energias para o lar

De acordo com o Feng Shui, tudo o que nos rodeia ou o que fazemos gera energia. Seguindo este princípio, a corrente de pensamento chinesa afirma que os ambientes estão sujeitos tanto a forças benéficas, quanto nocivas. Sendo assim, as pessoas podem gozar...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp