Mentoring

O MENTORING é um método, ou seja um processo que gera aprendizado fortalecido por um relacionamento entre o mentor e o mentorado, através de uma troca de informação e conhecimento. Esse relacionamento é construído nos fundamentos da confiança, verdade, ética e compreensão onde o mentor transmite seu saber preparando o outro para a atuação determinada.

As principais finalidades do Mentoring são partilhar, ensinar, qualificar, estar envolvido e preparar o futuro do mentorado no âmbito do Desenvolvimento Pessoal e profissional. No primeiro estamos falando de um “Mentor” tipo pai, tutor, professor, amigo mais velho, conselheiro espiritual. Já no profissional o mentor precisa estar atualizado com o campo de atividade que exerce, sendo inovador e também pioneiro na área, quase sempre é uma pessoa mais velha, bem experiente e sucedida em determinada função. Dentro das empresas quase sempre são líderes, executivos, ou CEO’s aposentados que decidem seguir esta carreira.

O mentor tem o papel de:

• Apoiar o mentorado a esclarecer seus próprios valores, pontos fortes e áreas de desenvolvimento;

• Orientar quanto a tomada de decisões importantes

• Orientar o mentorado a assumir um papel mais pró-ativo na vida, sociedade ou no trabalho se for o caso;

• Apoiar na busca de ambições;

• Ajudar o mentorado a desenvolver competências e habilidades de liderança;

• Identificar oportunidades de promoção de desenvolvimento;

 Incentivar a busca de feedbacks e dá-los também ao mentorado;

• Incentivar o mentorado a traçar um plano de carreira dentro e fora do local de trabalho.

Porém, é importante lembrar que:

• O mentor não decide, ele orienta;

• O mentor não traz respostas, ele incentiva a reflexão e

• E o mentor deve respeitar a confidencialidade da relação.

Neste método, existem vários benefícios para as duas partes, vejamos alguns:

BENEFÍCIOS PARA O MENTORADO: autoconhecimento, recebe ajuda pessoal, “desabafo”, conhece um outro ponto de vista, define valores, recebe feedbacks, enxerga clareza na experiência já vivida do mentor, entre outros.

BENEFÍCIOS PARA O MENTOR: influenciar e impactar positivamente na vida de alguém, oportunidade de compartilhar experiências, desenvolver habilidades de comunicação, rever e firmar seus próprios valores, conhecer outro ponto de vista.

Assim concluímos nosso texto de hoje com o seguinte reflexão fechando nosso raciocínio e aprendizado:

“Todos os certificados, de reconhecimento que recebemos na vida, vão desaparecer! Os monumentos que construímos vão cair! Os troféus vão corroer-se! Mas, o que fazemos pelos outros causará um impacto duradouro no nosso mundo! O sucesso verdadeiro acontece, quando uma geração apoia a geração seguinte ensinando-lhe: valores e métodos para o desenvolvimento do próximo grupo de líderes“. (John C. Maxwell – Desenvolvendo o Líder Dentro de Você).

É assim, que entendemos o processo de Mentoring, uma geração ensinando a outra com foco no que foi vivido positivamente, contribuindo para o crescimento do outro e ou da organização.

Texto: Rafaella Bessa

×
Olá, tudo bem? Como posso lhe ajudar?

Pin It on Pinterest