(54) 9 9685-7950 [email protected]

A meditação de atenção plena é uma ótima aliada para aliviar a tensão e a ansiedade em indivíduos que buscam pela perfeição em certas atividades

mindfulness

Um estudo feito pela Universidade Bowling Green State, nos Estados Unidos, mostrou que a meditação de atenção plena, conhecida como mindfulness, pode ajudar pessoas perfeccionistas a se recuperarem do estresse causado pela obsessão de fazer tudo “perfeitamente” em certas atividades.

mindfulness não é uma meditação daquelas em que o indivíduo fecha os olhos, fica em silêncio e respira fundo. Ela engloba um conjunto de técnicas que busca um elevado nível de concentração mental e emocional em qualquer atividade que você esteja fazendo — cozinhando, caminhando ou mesmo cumprindo suas tarefas do trabalho.

Para a pesquisa, publicada no último dia 4 de fevereiro no periódico Psychophysiology, os especialistas recrutaram 120 estudantes universitários. Todos eles haviam tido uma alta pontuação em uma ferramenta que avaliava seu grau de perfeccionismo — ou seja, a necessidade de ser ou querer parecer perfeito em certos contextos.

Os voluntários, então, fizeram sessões de mindfulness enquanto os estudiosos mediam sua frequência cardíaca, a fim de analisar como eles se recuperavam da tensão. Os pesquisadores viram que as sessões de meditação, que estimulavam o não julgamento e a aceitação, levaram os estudantes a uma melhor recuperação do estresse, em comparação com as sessões gerais de meditação.

Para Hannah Koerten, principal autora do estudo, o trabalho mostra a importância dessas práticas no tratamento de pessoas com obsessão pelo perfeccionismo.”Este estudo amplia as descobertas dos pesquisadores da atenção plena e sugere a importância potencial do não julgamento das emoções e experiências durante a prática de mindfulness para os perfeccionistas”, disse a professora.

Fonte: Revista Galileu

Últimas Postagens

Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?

Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?

Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...

Pin It on Pinterest

×

Powered by WhatsApp Chat

× Posso ajudar?
Skip to content