moxabustão

Conheça um pouco mais sobre essa técnica de acupuntura térmica

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa. Muito procurada no Ocidente por ser muito eficaz no tratamento de distúrbios com vários benefícios á saúde. Porém, muitos pacientes acabam desistindo da prática por saberem que a mesma é feita com a inserção de agulhas na pele. Receando as agulhas e movidos pelo mito que a técnica dói, algumas pessoas deixam de aproveitar dos benefícios do tratamento. Dai que entra a Moxabustão! técnica que trabalha os mesmos pontos da acupuntura, porém utilizando o calor no lugar das agulhas, gerando os mesmos efeitos benéficos. 

Afinal, o que é a Moxabustão?

Uma das técnicas da Medicina tradicional Chinesa. Não sabemos ao certo a origem da moxabustão, mas existem relatos de seu uso a mais de 3000 anos antes de Cristo. Nessa época as famílias chinesas buscavam a prática quando não conseguiam a cura pela acupuntura. A moxabustão chega ao Japão por volta de 260 depois de Cristo, através de monges Japoneses que aprenderam a técnica na China. O termo, não muito conhecido no Brasil, quer dizer: “longo período de aplicação do fogo” oriunda da palavra “mogusa” nome da Planta “artemísia vulgaris”, usada na aplicação da moxabustão. A técnica tem os mesmos princípios e pontos da acupuntura, porém ao invés de agulhas, se utiliza um bastão com folhas secas em sua extremidade, onde a proximidade do calor em pontos na pele, substitui o uso das agulhas. Por essa razão a moxabustão é também conhecida como acupuntura térmica.

Como a moxabustão é feita?

Da mesma forma que na acupuntura, a moxabustão foca em alcançar o equilíbrio do corpo, melhorando a circulação da energia vital por meio da desobstrução de canais energéticos (meridianos). Pra isso ela usa da aplicação do calor no lugar das agulhas nos pontos meridianos. A aplicação do calor acontecer através do instrumento chamdo moxa. Bastão fino, moldado e amassado com as mãos, onde se põem folhas de Artemísia. As mesmas devem ser colhidas durante a primavera, postas ao sol para secarem, limpas e socadas até ganharem forma de lã delicada e fina. Após ser preenchida com as folhas, o bastão e aceso pela sua extremidade, pronto para ser usado no paciente. A moxabustão pode ser aplicada, direta e indiretamente. Na aplicação direta, o bastão é posto aceso bem perto da pele, com distância de aproximadamente 1 centímetro. Na aplicação indireta o terapeuta coloca na pele do paciente uma folha de gengibre, faz uns 5 ou 6 furos e põe a moxa sobre a fatia. Confira agora algumas outras formas de aplicação:

– Cone de Moxa: Considerada uma das aplicações mais antigas. Com os dedos se molda um pequeno cone com a lã da moxa, que deve ser aplicada diretamente sobre a pele do cliente.

– Cone de Moxa com Sal: A aplicação é feita na região do umbigo, ponto de energia muito poderoso regulando o fluxo de energia Qi do corpo.

– Moxa Botão: Realizada com botões cilíndricos, que são colocados próximos da pele, mas sem contato direto.

– Moxa Elétrica: Equipamento criado para aplicar a moxabustão em crianças e paciente alérgicos, que teoricamente não podem ser submetidos ao tratamento, por causa do cheiro forte da queima da artemísia. O aparelho tem um recipiente para a erva e um irradiar de infravermelho. (aparelho aprovado pelo Ministério da Saúde, bastante fácil de ser manuseado). 

Indicações – Moxabustão é indicada para tratar várias doenças e condições de saúde. Conheça algumas á seguir:

– Incontinência urinária – Dores crônicas e musculares – Ansiedade e estresse – Insônia – Depressão – Bronquite e Asma – Problemas digestivos – Dores nas costas e joelhos – Sinusite e resfriado, dentre outras. Além de ser indicada no tratamento das condições acima, a moxabustão traz também outros benefícios a saúde:

– Melhora o sistema imunológico, o metabolismo e funcionamento dos órgãos – Estimula o cérebro, circulação linfática e sanguínea – fortalece e regula a pressão arterial e o coração – 

Contraindicações – Como em todo tratamento a técnica é contraindicada em alguns casos. 

– Para crianças – Diabéticos – Gestantes – Pessoas com traumas recentes ou feridas – Pessoas com febre – alérgicas. Para finalizar, se você se interessou pela moxabustão, procure um profissional da acupuntura pra primeiramente fazer um diagnóstico, sabendo então se a técnica é a mais recomendada pra você. A técnica é indolor, não invasiva, podendo ser uma ótima alternativa pra quem quer desfrutar dos benefícios da acupuntura, mas tem medo de agulhas. 

Fonte: Massagistas Top

Últimas Postagens

Entenda como a Meditação pode Ajudar no seu Dia a Dia

Por hábito, muitos ligam o piloto automático e não observam como a correria do dia a dia pode desgastar a saúde física e mental. Mas, aos poucos, os sinais de desgaste vão surgindo, com dores de cabeça, estresse e irritabilidade, entre outras inúmeras...

3 Técnicas de PNL Para Auto Performance

PNL - Para atingirmos um nível elevado de auto performance é necessário adquirirmos novos comportamentos e termos acesso a conhecimentos realmente transformadores. Hoje, você vai conhecer 3 técnicas de PNL para aprimorar sua auto performance....

Acupuntura – Como Funciona? Quais os Benefícios?

A acupuntura é uma técnica que utiliza agulhas especiais para estimular pontos específicos do corpo com o objetivo de melhorar o funcionamento do organismo. Por utilizar agulhas no processo de estimulação dos pontos, a prática recebeu o nome de acupuntura,...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp