(54) 9 9685-7950 [email protected]

“Onde? Como? Quando? Quem? Por quê?”

origem-do-natal

A data

O dia 25 de dezembro já é comemorado a milhares de anos, cerca de 7mil anos antes do nascimento de Cristo os romanos comemoravam a data. Mas como era possível comemorar o nascimento de Cristo sem nem ao menos ele ter nascido? Bem, a comemoração dos romanos era referente ao solstício de inverno e o nascimento do sol após a noite mais longa do ano, ao qual teremos um artigo publicado em breve.

Na China, por exemplo, a data até os dias atuais é para prestigiar Yin e Yang. Mas e o Natal?

Então, é Natal…

A religião Cristã começou a ganhar força e adeptos, em todos os lugares do mundo e principalmente em Roma, porém havia um problema, apenas as datas da morte e da ressurreição de Cristo eram conhecidas. Foi quando, em 221 d.C., o historiador Sextus Julius Africanus decidiu, com base na pertinência, que Cristo nasceu no dia 25 de dezembro.

Desde então a data ganhou formas e vem sendo comemorada em todos os cantos do mundo. Mas e o Papai Noel?

O bom velhinho foi inspirado em outro bom velhinho, o Bispo Nicolau o qual ajudava aos mais necessitados deixando presentes e moedas ao lado das chaminés de suas casas. Milagres foram atribuídos ao Bispo que se tornou São Nicolau.

Seus trajes eram escuros e típicos de inverno, por isso a roupa do Papai Noel de hoje parece ter sido inspirada no polo norte, mesmo.

Os costumes

As comemorações de Natal são rodeadas de costumes e de símbolos.

E então, que tal falarmos um pouco sobre os principais?

  • A ceia – A ceia de Natal tem duas origens, a festa nórdica e outra origem é da Wicca chamada Yule, solstício de inverno, onde se tinha o costume de abrir suas portas aos viajantes. É o momento de reunir à mesa as pessoas mais importantes, sejam familiares ou amigos, e degustar uma farta refeição.
  • A árvore – Sejam árvores artificiais ou verdadeiras, ter em casa uma árvore decorada com luzes, deixa o Natal mais harmônico e, convenhamos, Natal sem árvore não é Natal. A árvore de Natal também tem sua origem no Yule, solstício de inverno.
  • Os presentes – Faz parte dos costumes a troca de presentes entre amigos e familiares, deixar presentes às crianças e atribuí-los ao Papai Noel representa muito da magia do Natal, inclusive um hábito comum é o amigo secreto.
  • O presépio – Consiste em montar um cenário representando o nascimento de Jesus, o pioneiro foi São Francisco de Assis.
  • A estrela de Belém – é a representatividade da estrela que conduziu os três Reis Magos ao local de nascimento de Jesus, agora a mesma é colocada como enfeite no topo da árvore natalina.

A essência

Existe algo que é semelhante em todo o mundo, a essência do Natal, época de reunir as pessoas que são importantes e aproveitá-las ao máximo. Época de renovação, de fé e esperança, de esquecer dos problemas e pensar nas oportunidades, de homenagear Jesus. O Natal é comunhão, é magia, a possibilidade de fazer alguém feliz, de presentear uma criança e ver seus olhos brilharem, isso sim é magico.

Nós da SBHOLOS desejamos a você, o melhor Natal de todos, e somos gratos de coração por nos permitir fazer parte da sua caminhada. Estaremos sempre ao seu lado. Gratidão!!

Últimas Postagens

Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?

Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?

Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...

× Posso ajudar?