Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera uma pessoa humilde? Antes de responder é importante considerar o que a palavra humildade representa para você. Muitos a utilizam para se referir a pessoas que têm uma vida simples, o que nem sempre se aplica, já que se trata de uma virtude que não tem nada a ver com condição financeira. Para entender, de fato, o significado e o poder da humildade, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo.

humildade

Qual o Real Significado de Ser Humilde?

De origem grega, a palavra humildade vem de humilis, que significa “aquele que fica no chão” e isso já nos dá uma ideia do seu real sentido. Ser humilde é ter noção de suas próprias limitações, é assumir os erros que comete e não se incomodar com o sucesso de outras pessoas. Ao contrário do que muitos acreditam, um indivíduo humilde não é frágil e muito menos fraco, mas sim alguém que tem plena consciência de suas qualidades e pontos de melhoria e que, por isso, não precisa se autoafirmar.

A humildade é uma virtude extraordinária porque abre espaço para a empatia, a generosidade, a compaixão e diversos outros sentimentos que irão te transformar em um ser humano cada vez melhor para si, para aqueles com quem convive e também para o mundo. Fazer dela parte da sua personalidade irá permitir que veja a vida sob um novo aspecto e aprenda a valorizar coisas que apenas olhos verdadeiramente humildes são capazes de enxergar.

Como Utilizar o Poder da Humildade ao Seu Favor

Por mais que já se esforce para agir com humildade, é importante considerar que se trata de um exercício diário que todos devemos realizar. Para te ajudar nessa missão, preparei algumas dicas poderosas. Confira e comece a colocá-las em prática hoje mesmo!

1 – Reconheça os Seus Pontos de Melhoria

Todos nós, sem exceção, temos características a serem trabalhadas, que podem estar relacionadas ao comportamento, às emoções, às ideias. Alguns as chamam de defeitos, mas prefiro dizer que são pontos de melhoria, já que tudo pode ser aprendido e desenvolvido. E a humildade possibilita que reconheça esses bloqueios com maior naturalidade sem se sentir inferior, e, assim, possa enfrentá-los e superá-los. Portanto, faça uma autorreflexão para que identifique os seus e permita-se evoluir!

2 – Valorize os Feedbacks Que Receber

Você tem problemas para lidar com críticas? Se sim, consegue dizer qual é o motivo para isso? Saiba que ser humilde inclui receber feedbacks de braços abertos e, até mesmo, solicitá-los, pois são ferramentas poderosas de desenvolvimento. Por mais que o autoconhecimento seja importante, ouvir os relatos de outras pessoas a respeito do seu comportamento também pode ser bastante agregador. É uma excelente maneira de saber se as suas ações estão sendo recebidas da forma que gostaria e se estão alinhadas com suas reais intenções e valores.

3 – Escute as Pessoas na Essência

Voltando à origem da palavra humildade, que significa aquele que fica no chão, podemos tirar várias interpretações. No contexto de uma conversa, por exemplo, pode mostrar a importância de dar espaço para que o outro expresse sua opinião e, também, ouvir o que ele tem a dizer com total atenção. Essa atitude, além de ser um sinal de cordialidade, irá permitir que tenha diálogos mais produtivos e realmente entenda o seu interlocutor. Os benefícios disso podem impactar, principalmente, nos negócios e nos relacionamentos pessoais.

4 – Admita Suas Falhas

As falhas são uma etapa necessária no desenvolvimento de um ser humano e isso começa desde cedo. Uma criança que está aprendendo a andar, por exemplo, irá levar vários tombos até conseguir se manter de pé e assim acontece com tudo em nossas vidas. Admitir essa condição de aprendiz é também um sinal de humildade e permite que veja os erros por um lado positivo, que possa ser usado para crescimento e não para criar crenças limitantes e sentimentos ruins de culpa e inferioridade.

5 – Aprecie as Conquistas dos Outros

O sucesso de outra pessoa não impede o seu, afinal, como diz o ditado, o sol brilha para todos. Saber apreciar a conquista de um amigo, colega ou familiar sem sentir inveja é uma amostra de humildade que irá permitir que utilize isso como inspiração e motivação para também ir atrás dos seus objetivos. Caso aconteça de o êxito de alguém te incomodar, reflita e se questione para descobrir a razão para estar se sentindo assim, então irá encontrar as respostas e poderá trabalhar isso em seu interior.

6 – Enfrente Seus Preconceitos

O mundo é formado por uma diversidade infinidade de ideias, crenças e comportamentos. Aceitar essas diferenças e respeitar o direito do outro ser quem é também é uma prova de humildade. Então, se existe algum grupo específico com o qual tem algum tipo de bloqueio, seja por ter um estilo de vida ou opiniões diferentes das suas, reflita a respeito do que motiva isso dentro de você. A intenção não é a de que deixe de ser quem é, mas sim que consiga conviver de forma natural com seus opostos.

7 – Evite Se Autoafirmar

Aqueles que são verdadeiramente bons no que fazem, ajudam o próximo, respeitam o meio ambiente e realizam diversos tipos de ações positivas não precisam se autoafirmar. As suas conquistas e boas atitudes são coisas que bastam que você tenha consciência. Claro que não é necessário manter isso em segredo, pois é natural compartilhar em uma conversa, por exemplo. Mas é perfeitamente possível falar apenas com intenção de incentivar e motivar outras pessoas, sem se vangloriar e se colocar como superior.

A humildade é uma virtude poderosa e essencial para lidar de forma positiva com os seus pensamentos e emoções. Reconhecer sua importância irá permitir que tenha uma relação mais positiva consigo mesmo, o que certamente irá se refletir nos relacionamentos com terceiros. Buscar ser humilde todos os dias irá te proporcionar uma vida mais tranquila e feliz, pois te afastará da insegurança e da arrogância e te aproximará da autoconfiança e das pessoas que são importantes para ti.

Texto: José Roberto Marques | Fonte: JRM Coaching