Esta técnica segue os mesmos fundamentos e pontos da acupuntura, mas ao invés de agulhas, utiliza-se um bastão com folhas secas de Artemísia aceso na extremidade, onde a proximidade do calor em pontos específicos da pele faz a vez à inserção das agulhas. Por isso, a moxabustão também é conhecida como acupuntura térmica.
moxabustão
 

Como funciona a moxabustão

Assim como na acupuntura, a moxabustão é uma técnica que visa alcançar o equilíbrio do corpo, promovendo a livre circulação da energia vital QI através da desobstrução dos canais energéticos, chamados de meridianos.

Para isso ela se utiliza da aplicação de calor no lugar de agulhas nos pontos meridianos.

Essa aplicação de calor se dá por meio de um instrumento chamado moxa, um bastão ou cone extremamente fino, amassado e moldado com as mãos, onde se coloca as folhas de Artemísia. Essas folhas devem ser colhidas na primavera, expostas ao sol, serem macias, limpas e socadas até ganhar forma de lã fina e delicada.

Depois de preenchido com as folhas de Artemísia, o bastão é aceso em sua extremidade e está pronto para ser aplicado no cliente.
 

Moxabustão acupuntura térmica

A acupuntura é a técnica da MTC – Medicina Tradicional Chinesa – mais procurada no Ocidente pela sua eficácia no tratamento de distúrbios e seus inúmeros benefícios à saúde.

No entanto, muitos clientes acabam desistindo da prática ao saber que a mesma realiza a inserção de agulhas na pele. Com receio das agulhas e movidas pelo mito de que a acupuntura dói, algumas pessoas deixam de usufruir dos benefícios do tratamento.

É aí que entra a moxabustão, técnica que trabalha os mesmos pontos da acupuntura, mas utiliza o calor ao invés das agulhas, proporcionando seus mesmos efeitos benéficos.

O termo, pouco conhecido no Brasil, significa “longo tempo de aplicação do fogo” e vem da palavra japonesa mogusa, nome popular das plantas Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris, utilizadas na aplicação da moxabustão.

 

Formas de aplicação da moxabustão

Na aplicação direta, o bastão é colocado aceso bem próximo da pele, devendo ficar a um centímetro dela, ou conforme a resistência do cliente. Na indireta, o terapeuta coloca na pele uma fatia de gengibre, cebola ou alho, faz cinco furos e aplica a moxa sobre a fatia.

 

Veja algumas formas de aplicação mais comuns da moxa:

Cone de moxa: uma das aplicações mais antigas. Com os dedos, molda-se um pequeno cone com a lã da moxa, que deve ser diretamente aplicada sobre a pele do cliente;

Cone de moxa com sal: essa aplicação é geralmente realizada na área do umbigo, ponto de energia poderoso e que regula o fluxo de energia qi pelo corpo;

Moxa botão: aplicação feita com botões cilíndricos que são posicionados próximos à pele do cliente, mas sem contato direto;

Moxa elétrica: trata-se de um equipamento chamado Spectra Mog, desenvolvido para aplicar a moxabustão em crianças ou clientes alérgicos, que em tese não poderiam ser submetidos ao tratamento devido ao forte cheiro da queima da Artemísia.

O equipamento possui um recipiente para a erva e um irradiador de infravermelho com duas temperaturas. O equipamento é aprovado pelo Ministério da Saúde e é de fácil manuseio.

 

Indicações da técnica

A moxabustão é indicada para tratamento de diversas doenças e condições de saúde. Veja as principais indicações a seguir:

Infertilidade e impotência;

Incontinência urinária;
Doenças crônicas de pele;
Enxaqueca;
Paralisia facial;
Dores musculares e crônicas;
Relaxamento físico e mental;
Compulsão alimentar;
Asma e bronquite;
Problemas digestivos;
Dores nas costas e joelhos;
Resfriado e sinusite;
Cólicas menstruais.

Fonte: Gazeta Toledo

Últimas Postagens

Saiba Como a Musicoterapia Pode Mudar a Sua Vida

Esse artigo apresenta resumidamente: • O que é e para que serve a musicoterapia; • Para quem é recomendada a musicoterapia; • O que acontece em uma sessão de musicoterapia; • Quais são os benefícios da musicoterapia.     O que é e para que serve...

Aromaterapia – O Poder dos Óleos Essenciais

O Poder dos Óleos EssenciaisO termo aromaterapia foi introduzido por René Maurice Gattefossé na década de 1920. Esta terapia se vale dos poderes dos óleos essenciais para predispor à prevenção e ao equilíbrio psicossomático. A ação dos componentes dos...

QiGong (Chi Kun)

QiGong (Chi Kun)QiGong é um sistema de atividades que mobiliza, equilibra e acalma os níveis físico, energético e mental.Para tanto, faz uso de técnicas para conservar, reunir, cultivar, nutrir e transformar as energias-fonte de um corpo saudável e de uma...

A natureza é o melhor remédio

Manter a saúde física e mental equilibrada não depende exclusivamente de medicamentos. Estabelecer uma rotina que agregue hábitos saudáveis no dia a dia é essencial para prevenir doenças. Nesse sentido, a prática de atividades em áreas verdes e o contato...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp