Entenda a importância do pensamento positivo na PNL.

pensamento-positivo

Pensamento positivo é uma corrente da psicologia aplicada, difundida frequentemente em cursos e seminários de treinamento ou motivação.

A ideia de pensamento positivo baseia-se na crença de que manter pensamentos centrados em temas positivos, de bem-estar e sucesso pessoal pode melhorar as condições psicológicas de um indivíduo e, consequentemente, trazer resultados realmente positivos ao alterar seu comportamento.

Por outro lado, certas correntes místicas ou metafísicas acreditam que o pensamento positivo pode influenciar a realidade ao alterar o pensamento de outras pessoas e atrair acontecimentos positivos para o indivíduo que o pratica. A ideia básica é que se o indivíduo mantiver pensamentos positivos, pode contribuir para sua felicidade e seu sucesso.

As importâncias das representações mentais

Como diz o ditado popular, o pensamento positivo move montanhas. O que significa que o ser humano que tem pensamento positivo, atrai para si tudo o que deseja.

Mesmo sabendo que uma atitude otimista certamente faz muito bem a qualquer indivíduo com qualquer tipo de sonho ou ambição, deve se lembrar que ninguém consegue ficar rico só com a força do pensamento ou a vontade de tal coisa, sem fazer nada para que isso aconteça.

Se as representações mentais condicionam e orientam as sensações e os comportamentos então, necessariamente, qualquer representação positiva será benéfica tanto no contexto cognitivo como somático com consequências ótimas na área comportamental.

PNL e o pensamento positivo

Com esse intuito, pode-se utilizar a PNL dentro das inúmeras variantes do chamado pensamento positivo. Pois com a ajuda dessa ferramenta, o indivíduo consegue obter mais foco e autocontrole para coordenar e motivar, não somente seus pensamentos, mas também as ações a serem tomadas para colocá-los em prática.

Criada nos anos 70, a PNL ensina a reprogramar o cérebro por meio de exercícios envolvendo imagens, sons e toques. Essas técnicas são usadas para incrementar a criatividade, o aprendizado e a memória.

Entre outras coisas, a PNL ensina que cada pessoa deve encontrar o seu real motivo para entrar em ação, estabelecendo metas concretas e desejando ser extraordinária no que faz.

Fonte: SLAC Coaching
Autor:  Sulivan França – Presidente da SLAC Coaching