Práticas Integrativas

Nos últimos anos as Práticas Integrativas Complementares, as chamadas PICS, têm ganhado notoriedade e se mostrado eficazes como complemento aos tratamento tidos como convencionais. Na manhã desta quinta-feira (15), as unidades de saúde da Região Urbana do Bandeira realizaram uma ação em saúde, na praça do Preto Velho, bairro Vila Carlota, com objetivo de fomentar tais práticas e oferecer os serviços para a comunidade. A atividade faz parte do calendário de comemoração ao aniversário de 120 anos de Campo Grande.

As oito unidades da região urbana do Bandeira (Tiradentes, UBS Universitário, Cidade Morena, UBSF Itamaracá, UBSF Maria Aparecida Pedrossian, UBSF Tres Barras, UBS Carlota e UBSF Moreninha) montaram estandes para apresentar uma prática integrativa diferente.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destacou a importância de buscar técnicas complementares para atrair o utente e, por sua vez, assegurar assim uma melhor eficácia no tratamento.

“São práticas auxiliares extremamente importantes que fogem do conceito único de tratamento medicamentoso ou cirúrgico que nós conhecemos. A integração e o bem-estar proporcionados por práticas como a musicoterapia e capoterapia, por exemplo, que trabalham aspectos cognitivos e motores, principalmente dos idosos, são extremamente válidos”, pontual.

Desde 2017 o município de Campo Grande vem ampliando a oferta de Práticas Integrativas e Complementares na rede. Inicialmente eram ofertadas cinco práticas: acupuntura, homeopatia, musicoterapia, shantala, auriculotemporal e terapia comunitária.

Neste ano a oferta foi ampliada com a inclusão de novas práticas, tais como auriculopuntura, dança circular, meditação, plantas medicinais/fitoterapia, reiki e yoga.

As PICS na Atenção Básica não se apresentam como serviços e sim com uma estratégia de atenção à saúde que visa melhorar a resolutividade do atendimento.

Historicamente, há registros de Práticas Integrativas e Complementares (Pics) no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, desde o reconhecimento pelo SUS, portanto há mais de 10 anos. Porém, a execução destas práticas ocorria muito mais pela intenção do profissional na unidade básica de saúde, do que uma sistematização da SESAU.

Com a implantação de equipe Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (NASF) AB no município em 2010, teve como um dos objetivos fomentar as Pics na prática cotidiana.

A execução de algumas práticas começou no NASF Seminário, havendo registro, portanto de 9 anos de Pics no âmbito da Atenção Básica da Sesau, dentre elas a Shantala e a Terapia Comunitária.

A expansão da oferta de Pics na Atenção Básica está relacionada a expansão das equipes Nasf/AB, embora profissionais de unidades de saúde (médicos, assistente social, enfermeiros entre outros) também desenvolveram algumas dessas atividades.

Fonte: Enfoque MS

Últimas Postagens

Terapias Integrativas auxiliam nos cuidados com a saúde

Terapias Integrativas auxiliam nos cuidados com a saúde

Pacientes podem ser atendimentos pelo SUSVinte e nove procedimentos, que integram as terapias integrativas, são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Os tratamentos utilizam...

Terceira Idade: Cuidar da Visão Pode Melhorar a Saúde Mental

Terceira Idade: Cuidar da Visão Pode Melhorar a Saúde Mental

Estudo desenvolvido por especialistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, chegou à conclusão de que pessoas submetidas à cirurgia de catarata conseguem preservar mais as funções mentais no avançar da terceira idade. Como parte de um estudo maior sobre...

Feng Shui: cuide da energia do quarto do seu bebê e filhos

Feng Shui: cuide da energia do quarto do seu bebê e filhos

Quem é mãe e pai já passou por esta sensação de preocupação com a saúde e bem estar dos filhos, em qualquer idade. O ditado “Orai e Vigiai” cabe muito bem para os pais sempre. E como entender a preocupação com a energia que envolve os filhos? Como explicar? O Feng...

Câncer de Mama – Campanha Outubro Rosa 2019

Câncer de Mama – Campanha Outubro Rosa 2019

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil...

As Quatro Características de Uma Mente Poderosa

As Quatro Características de Uma Mente Poderosa

A mente humana possui 100 bilhões de neurônios e 100 trilhões de conexões. Apesar do ser humano usar quase todo o potencial do cérebro, apenas 10% é utilizado para a parte cognitiva. A neurociência cuida em fazer com que as pessoas consigam expandir esse...

Yoga Para Superar os Maus Hábitos do Dia a Dia

Yoga Para Superar os Maus Hábitos do Dia a Dia

Você já percebeu que nós repetimos determinadas ações em nosso dia a dia? Nossa mente funciona basicamente com um mecanismo que chamamos no Yoga de Samskara (hábito). No Samskara estão nossas memórias, inconsciente, traumas, medos. Ali habita também o modo como...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp