Sentimento extremo gera diversos efeitos negativos no organismo que prejudicam a saúde e até nossos relacionamentos
Raiva: é melhor prevenir do que remediar. Pelo menos é esse o conselho de especialistas em saúde. Isso porque, segundo o InCor, esse sentimento extremo gera diversos efeitos negativos no organismo que prejudicam a saúde.
O corpo libera adrenalina ao enfrentar o estresse de uma situação de raiva. Com isso, a pressão arterial, a frequência cardíaca e o açúcar no sangue se elevam, agredindo as artérias.
Outra substância liberada pela raiva é o cortisol, que aumenta o depósito de gordura no abdômen, o peso e, também, o açúcar na corrente sanguínea (glicemia), a exemplo da adrenalina.
O aparelho digestivo também sofre com a raiva, já que as substâncias da função de digestão e o ácido estomacal são inibidos, podendo levar à gastrite, à dor e à diarreia, entre outras complicações.
Essa sensação negativa também acarreta contraturas musculares — geralmente no pescoço — dores de cabeça e enxaquecas. Acumulados, esses efeitos levam a problemas sérios de saúde, como o infarto do miocárdio e o AVC (acidente vascular cerebral).
Além das doenças
A raiva pode gerar, ainda, problemas que vão além das doenças. As reações agressivas prejudicam os relacionamentos, em especial os familiares. Muitas vezes, não é possível resgatar algumas relações interpessoais perdidas em um momento de explosão.
Para o cardiologista Carlos Alberto Pastore, do InCor, é necessário buscar um mecanismo de defesa interior que permita expressar sentimentos sem ser consumido rapidamente pela explosão da raiva ou lentamente, pela repressão dessa emoção.
“O importante é nem reprimir, nem explodir”, aconselha o médico. “Tentar um meio-termo para que você possa evitar as explosões e os enfrentamentos.”
Fonte: Catraca Livre
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...