Por se tratar de um processo mecânico e natural, nem sempre prestamos atenção à forma como respiramos. Portanto, raramente pensamos sobre o ato ou entendemos que inalar e soltar o ar de forma equivocada pode nos deixar doente.
Respirar mal causa ansiedade e estresse
Quando você está tenso, nervoso ou estressado geralmente ouve o mesmo conselho: respire fundo. A sugestão pode soar banal, mas tem fundamento científico.
Diversos estudos apontam que hábito de inalar e soltar o ar de maneira muito rápida, pode piorar a ansiedade e a tensão do corpo e resultar em estresse, que reflete em diversos problemas de saúde.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, EUA, respirar lentamente ajuda a acalmar o cérebro. Os cientistas descobriram que a respiração tranquila promove relaxamento e reduz a ansiedade porque, no cérebro, há um grupo específico de neurônios que responde à respiração e envia ao órgão sinais que regulam estados de grande excitação.
Um outro estudo, do Hospital Universitário NorthShore, em Long Island, aponta que a consciência e o controle da respiração sincronizam a atividade de certas áreas do cérebro, o que pode levar a um maior consciência emocional, relaxamento e concentração.
Respirar corretamente, inalando e soltando o ar lentamente, ainda pode trazer benefícios para pessoas que sofrem de ansiedade e até mesmo depressão, segundo um experimento conduzido pelo Hospital Fatebenefratelli e Oftalmico de Milão, na Itália.
Um exercício de respiração de apenas 30 minutos por dia já seria suficiente para reduzir os sintomas das doenças.
Por fim, saiba que respirar bem ainda favorece o sono que, consequentemente, desempenha papel fundamental para a saúde física e mental.
De acordo com um estudo da Universidade de Augusta, nos Estados Unidos, exercícios de respiração pode ter mais efeito no combate à insônia do que medicamentos e técnicas de hipnose.
Técnicas de respiração
- Esta técnica de respiração promete força pélvica e até mais prazer.
- Por que respirar fundo transforma sua vida, segundo a neurociência?
- Exercício de respiração do Google acalma a mente e afasta a ansiedade.
Últimas Postagens
10 palavras que você não deve utilizar nas Terapias Holísticas
Conheça dez palavras cujo uso não é adequado aos Terapeutas Holísticos em suas redes sociais e/ou atendimentos terapêuticos.
Por que é importante estar vinculado a uma associação da área holística?
Estar filiado a uma associação da área holística traz muitos benefícios ao seu trabalho e ao reconhecimento da classe que você representa.
Quem Precisa Passar por Um Processo de Coaching?
Querer atingir o pódio mais alto do sucesso pessoal e profissional todo mundo quer, mas nem todos conseguem. E isso acontece a vários fatores. É aí que o processo de Coaching pode ajudar e muito a pessoa a melhorar seus resultados. Em primeiro lugar é preciso entender...
Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS
O número de atividades coletivas, como yoga e tai chi chuan, aumentou nos últimos dois anos, passando de 216 mil para 315 mil, entre 2017 e 2018. Ao todo, são 29 práticas integrativas disponíveis no SUS O uso das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS)...
Em Alagoas, 73 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia e acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população...
Na Bahia, 228 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS
Biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, acupuntura e reiki são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são...