A profissão de Terapeuta Holístico não é regulamentada, mas é uma ocupação reconhecida pelo Ministério do Trabalho.

Para isso, existem associações e sindicatos que realizam a auto-regulamentação profissional dos terapeutas que atuam atendendo pessoas, dos cursos e instituições que capacitam e formam terapeutas para atuação na área holística.

Estar registrado é imprescindível para atuação profissional.

O terapeuta obtém sua capacitação comprovada pela associação que o representa, possibilitando ao público interessado maior credibilidade e um índice menor de preconceitos oriundos de outras categorias.

A SBHOLOS atua na auto-regulamentação de profissionais, cursos e empresas educacionais nas áreas holística, sistêmica e holo-sistêmica. Disponibilizando aos filiados, suporte na atuação profissional, orientação nas práticas e na qualidade dos serviços e atendimentos.

Além disso, os filiados usufruem do serviço de divulgação de seus atendimentos terapêuticos, no site da SBHOLOS; Carteira de Identificação com Registro Nacional de Terapeuta Profissional; selo personalizado para emissão de material publicitário; publicidade no Facebook da SBHOLOS, mediante compartilhamento de publicações.