ventosaterapia

A Ventosaterapia é utilizada no Oriente há centenas de anos e sua aplicação além de favorecer a limpeza corporal, atuando nas trocas gasosas eliminando assim a toxidade que afeta o organismo, regula o PH sanguíneo e traz um efeito reflexo quando aplicada nos pontos ou meridianos de Acupuntura.

Quer saber mais sobre essa técnica que tem ganhado o gosto das pessoas, principalmente dos atletas de alto-rendimento? Continue a ler este texto e aprenda mais sobre o assunto!

Como é a Ventosaterapia?

O tratamento por ventosa consiste em trazer as células doentes do sangue, do interior do corpo para a superfície, por fortes absorções, recuperando as células doentes.

Com o vácuo e a absorção na superfície do corpo, que abrem os vasos capilares e os poros, as toxinas são retiradas, ocorrem troca de gases, oxigenação do sangue, e a circulação sanguínea é ativada.

É basicamente uma técnica de sucção através de uma campânula de vidro que produz um vácuo de determinadas regiões do corpo.

A Ventosaterapia é utilizada frequentemente para tratar tanto lesões atléticas agudas quanto crônicas. Condições musculoesqueléticas têm provado ser uma das principais razões pelas quais os pacientes se voltam para acupuntura.

A validade dos benefícios da Ventosaterapia e acupuntura estão começando a ser analisada em diversos estudos, tenho utilizado muito com meus pacientes e obtenho grandes resultados.

Quais os principais benefícios Ventosaterapia?

A Ventosaterapia é indicado para eliminar dores causadas pela tensão muscular e dores nas articulações. Ou seja, uma ótima aliada do Método Pilates quanto à reabilitação dessas.

Seus benefícios incluem:

  • Aumento da circulação sanguínea local;
  • Eliminação de contrações musculares e pontos gatilho;
  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
  • Aumento da produção de líquido sinovial;
  • Relaxamento do corpo.

As ventosas podem ser utilizadas em associação com outras terapias reforçando a efetividade destas, como:

A Ventosaterapia é um tipo de terapia não-invasiva e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades.

Como é uma sessão de Ventosaterapia?

Cada sessão dura cerca de 30 minutos. O ambiente terapêutico é especialmente preparado com uma música suave e aromaterapia.

Tecnicamente, a Ventosaterapia nada mais é que uma forma de acupuntura, em que um líquido inflamável é aceso dentro de copos redondos de vidro.

Conforme o fogo vai se apagando, o ar dentro do copo vai se esvaziando, criando um vácuo. Por conta do vácuo, as pressões interna e externa tornam-se diferentes gerando uma força de sucção que estimula o fluxo sanguíneo.

Precauções importantes

Para que o tratamento de ventosa seja bem sucedido, é necessário orientar o paciente para que ele, em parceria com o tratamento, controle a alimentação, beba bastante água, visando auxiliar na fabricação de sangue com qualidade.

Uma aplicação não deve ser realizada em um intervalo de tempo muito distante da outra para não se perder o efeito do tratamento.

Contra-indicações

Entre as contra-indicações da Ventosaterapia estão casos de:

  • Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
  • Varizes;
  • Feridas;
  • Febre;
  • Fratura no local a ser tratado.

Além disso, grávidas devem evitar o procedimento, assim como pessoas com pressão alta descontrolada.

Concluindo…

A Ventosaterapia é uma ótima aliada do Pilates, principalmente após as sessões do método, pois podem potencializar os resultados. Ela pode ser praticada por todas as idades, assim como o Pilates, e tem ganhado a preferência de atletas de alto-rendimento.

Além de contribuir para a melhora da circulação sanguínea no corpo, a Ventosaterapia contribuí para o fortalecimento dos vasos sanguíneos.

Fonte: Blog Pilates
Autor: Paulo Caetano

Últimas Postagens

5 Benefícios da Prática de Dança e Meditação pela Manhã

5 Benefícios da Prática de Dança e Meditação pela Manhã

A prática de atividade física e meditação em qualquer momento do dia é fundamental. Porém, hoje vamos falar especificamente dos benefícios matinais, para inspirar as pessoas que possuem somente esse período do dia para prática dessas duas atividades. As...

Empatia: um verdadeiro se doar

Empatia: um verdadeiro se doar

É importante salientar que existe uma grande diferença entre ser empático e ser simpático. Com origem no termo em grego empatheia, que significava “paixão” a palavra empatia esta ocupando um lugar considerável no vocabulário cotidiano das pessoas. Nota-se que diante...

Aromaterapia – Conheça seus benefícios

Aromaterapia – Conheça seus benefícios

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia cujos tratamentos são baseados nos efeitos causados por aromas no organismo das pessoas. Os materiais componentes da técnica são voláteis de plantas, também conhecidos como óleos essenciais, que já tiveram resultados...

O Pilates como Prática Complementar Integrativa do SUS

O Pilates como Prática Complementar Integrativa do SUS

O Pilates é um método de educação corporal amplamente difundido pelo mundo. grande parte da população, se ainda não praticou, pelo menos já escutou falar sobre os benefícios proporcionados pela prática regular desta atividade. atualmente, em...

Como desenvolver a inteligência emocional?

Como desenvolver a inteligência emocional?

Como desenvolver a inteligência emocional de maneira prática? Tenho algumas dicas que podem te ajudar a aplicar na sua vida, tanto para situações pessoais como profissionais! No dia a dia deparamos com problemas que mexem com nosso psicológico, muitas...

Pin It on Pinterest

× WhatsApp