ventosaterapia

A Ventosaterapia é utilizada no Oriente há centenas de anos e sua aplicação além de favorecer a limpeza corporal, atuando nas trocas gasosas eliminando assim a toxidade que afeta o organismo, regula o PH sanguíneo e traz um efeito reflexo quando aplicada nos pontos ou meridianos de Acupuntura.

Quer saber mais sobre essa técnica que tem ganhado o gosto das pessoas, principalmente dos atletas de alto-rendimento? Continue a ler este texto e aprenda mais sobre o assunto!

Como é a Ventosaterapia?

O tratamento por ventosa consiste em trazer as células doentes do sangue, do interior do corpo para a superfície, por fortes absorções, recuperando as células doentes.

Com o vácuo e a absorção na superfície do corpo, que abrem os vasos capilares e os poros, as toxinas são retiradas, ocorrem troca de gases, oxigenação do sangue, e a circulação sanguínea é ativada.

É basicamente uma técnica de sucção através de uma campânula de vidro que produz um vácuo de determinadas regiões do corpo.

A Ventosaterapia é utilizada frequentemente para tratar tanto lesões atléticas agudas quanto crônicas. Condições musculoesqueléticas têm provado ser uma das principais razões pelas quais os pacientes se voltam para acupuntura.

A validade dos benefícios da Ventosaterapia e acupuntura estão começando a ser analisada em diversos estudos, tenho utilizado muito com meus pacientes e obtenho grandes resultados.

Quais os principais benefícios Ventosaterapia?

A Ventosaterapia é indicado para eliminar dores causadas pela tensão muscular e dores nas articulações. Ou seja, uma ótima aliada do Método Pilates quanto à reabilitação dessas.

Seus benefícios incluem:

  • Aumento da circulação sanguínea local;
  • Eliminação de contrações musculares e pontos gatilho;
  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
  • Aumento da produção de líquido sinovial;
  • Relaxamento do corpo.

As ventosas podem ser utilizadas em associação com outras terapias reforçando a efetividade destas, como:

A Ventosaterapia é um tipo de terapia não-invasiva e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades.

Como é uma sessão de Ventosaterapia?

Cada sessão dura cerca de 30 minutos. O ambiente terapêutico é especialmente preparado com uma música suave e aromaterapia.

Tecnicamente, a Ventosaterapia nada mais é que uma forma de acupuntura, em que um líquido inflamável é aceso dentro de copos redondos de vidro.

Conforme o fogo vai se apagando, o ar dentro do copo vai se esvaziando, criando um vácuo. Por conta do vácuo, as pressões interna e externa tornam-se diferentes gerando uma força de sucção que estimula o fluxo sanguíneo.

Precauções importantes

Para que o tratamento de ventosa seja bem sucedido, é necessário orientar o paciente para que ele, em parceria com o tratamento, controle a alimentação, beba bastante água, visando auxiliar na fabricação de sangue com qualidade.

Uma aplicação não deve ser realizada em um intervalo de tempo muito distante da outra para não se perder o efeito do tratamento.

Contra-indicações

Entre as contra-indicações da Ventosaterapia estão casos de:

  • Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
  • Varizes;
  • Feridas;
  • Febre;
  • Fratura no local a ser tratado.

Além disso, grávidas devem evitar o procedimento, assim como pessoas com pressão alta descontrolada.

Concluindo…

A Ventosaterapia é uma ótima aliada do Pilates, principalmente após as sessões do método, pois podem potencializar os resultados. Ela pode ser praticada por todas as idades, assim como o Pilates, e tem ganhado a preferência de atletas de alto-rendimento.

Além de contribuir para a melhora da circulação sanguínea no corpo, a Ventosaterapia contribuí para o fortalecimento dos vasos sanguíneos.

Fonte: Blog Pilates
Autor: Paulo Caetano

Últimas Postagens

Pets precisam de cuidados nas festas de final de ano

Pets precisam de cuidados nas festas de final de ano

Os fogos de artifício também podem deixar animal estressado, ansioso e com medo Uma das preocupações nesta época do ano para quem tem cães e gatos é o risco de choque elétrico e outros acidentes domésticos. Os atrativos pisca-piscas das árvores de Natal, bem como os...

Oito formas de usar a cor de 2020 a seu favor

Oito formas de usar a cor de 2020 a seu favor

Use toda força do verde no novo ano Verde é a cor de 2020. O número que representa o novo ano, 4, traz a energia dessa cor. O verde traz equilíbrio e serenidade para a resolução de questões da nossa vida de forma organizada, clara e com responsabilidade. Veja algumas...

Yoga na gravidez: quando pode?

Yoga na gravidez: quando pode?

Quando uma mulher descobre que está grávida, é natural que surjam muitas dúvidas e perguntas, sobre os mais variados assuntos. Um deles, muito comum é: “Posso fazer atividade física? Sim? Qual? Desde quando?”. Uma das práticas mais indicadas ou procuradas pelas...

Meditação veio para ficar porque funciona mesmo

Meditação veio para ficar porque funciona mesmo

Podemos dizer que a meditação está na moda novamente. O que é algo estranho de se colocar, pois as práticas meditativas, originárias da Índia, já têm uma história de mais de seis mil anos. Da Índia foi para China, Japão e, em algum momento, espalhou-se pelo ocidente....

Como o Feng Shui pode melhorar sua Primavera

Como o Feng Shui pode melhorar sua Primavera

O que é Feng Shui? Essa é uma antiga arte chinesa que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente. Essa harmonia é alcançada através da energia Ch’i, que é a força universal da vida. Quanto mais energia Ch’i existir em um ambiente, mais equilibrado...

× WhatsApp

Pin It on Pinterest