ventosaterapia

A Ventosaterapia é utilizada no Oriente há centenas de anos e sua aplicação além de favorecer a limpeza corporal, atuando nas trocas gasosas eliminando assim a toxidade que afeta o organismo, regula o PH sanguíneo e traz um efeito reflexo quando aplicada nos pontos ou meridianos de Acupuntura.

Quer saber mais sobre essa técnica que tem ganhado o gosto das pessoas, principalmente dos atletas de alto-rendimento? Continue a ler este texto e aprenda mais sobre o assunto!

Como é a Ventosaterapia?

O tratamento por ventosa consiste em trazer as células doentes do sangue, do interior do corpo para a superfície, por fortes absorções, recuperando as células doentes.

Com o vácuo e a absorção na superfície do corpo, que abrem os vasos capilares e os poros, as toxinas são retiradas, ocorrem troca de gases, oxigenação do sangue, e a circulação sanguínea é ativada.

É basicamente uma técnica de sucção através de uma campânula de vidro que produz um vácuo de determinadas regiões do corpo.

A Ventosaterapia é utilizada frequentemente para tratar tanto lesões atléticas agudas quanto crônicas. Condições musculoesqueléticas têm provado ser uma das principais razões pelas quais os pacientes se voltam para acupuntura.

A validade dos benefícios da Ventosaterapia e acupuntura estão começando a ser analisada em diversos estudos, tenho utilizado muito com meus pacientes e obtenho grandes resultados.

Quais os principais benefícios Ventosaterapia?

A Ventosaterapia é indicado para eliminar dores causadas pela tensão muscular e dores nas articulações. Ou seja, uma ótima aliada do Método Pilates quanto à reabilitação dessas.

Seus benefícios incluem:

  • Aumento da circulação sanguínea local;
  • Eliminação de contrações musculares e pontos gatilho;
  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
  • Aumento da produção de líquido sinovial;
  • Relaxamento do corpo.

As ventosas podem ser utilizadas em associação com outras terapias reforçando a efetividade destas, como:

A Ventosaterapia é um tipo de terapia não-invasiva e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades.

Como é uma sessão de Ventosaterapia?

Cada sessão dura cerca de 30 minutos. O ambiente terapêutico é especialmente preparado com uma música suave e aromaterapia.

Tecnicamente, a Ventosaterapia nada mais é que uma forma de acupuntura, em que um líquido inflamável é aceso dentro de copos redondos de vidro.

Conforme o fogo vai se apagando, o ar dentro do copo vai se esvaziando, criando um vácuo. Por conta do vácuo, as pressões interna e externa tornam-se diferentes gerando uma força de sucção que estimula o fluxo sanguíneo.

Precauções importantes

Para que o tratamento de ventosa seja bem sucedido, é necessário orientar o paciente para que ele, em parceria com o tratamento, controle a alimentação, beba bastante água, visando auxiliar na fabricação de sangue com qualidade.

Uma aplicação não deve ser realizada em um intervalo de tempo muito distante da outra para não se perder o efeito do tratamento.

Contra-indicações

Entre as contra-indicações da Ventosaterapia estão casos de:

  • Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
  • Varizes;
  • Feridas;
  • Febre;
  • Fratura no local a ser tratado.

Além disso, grávidas devem evitar o procedimento, assim como pessoas com pressão alta descontrolada.

Concluindo…

A Ventosaterapia é uma ótima aliada do Pilates, principalmente após as sessões do método, pois podem potencializar os resultados. Ela pode ser praticada por todas as idades, assim como o Pilates, e tem ganhado a preferência de atletas de alto-rendimento.

Além de contribuir para a melhora da circulação sanguínea no corpo, a Ventosaterapia contribuí para o fortalecimento dos vasos sanguíneos.

Fonte: Blog Pilates
Autor: Paulo Caetano

×
Olá, tudo bem? Como posso lhe ajudar?

Pin It on Pinterest